Título: PROCONS COMEMORAM PROMULGAÇÃO DO CÓDIGO
Autor: Nadja Sampaio
Fonte: O Globo, 11/09/2005, Economia, p. 38

DPDC lançará site com dados de atendimento dos órgãos estaduais. Correios terão carimbo

O aniversário de 15 anos de promulgação do Código de Defesa do Consumidor, comemorado hoje, 11 de setembro - a lei entrou em vigor em 11 de março - está movimentando Procons e entidades de todo o país. Para marcar a data, na próxima terça-feira o Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) lançará o site do Sindec, com informações sobre o atendimento de procons de dez estados (Paraíba, Tocantins, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e São Paulo).

A principal utilidade do site é que o consumidor poderá pesquisar se há reclamações registradas nos procons sobre o produto ou serviço que ele pretende adquirir, o que evitaria eventuais prejuízos. O aniversário do código também será marcado pela assinatura de novos convênios com Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas, e pelo lançamento de um carimbo comemorativo dos Correios.

O Procon de São Paulo inaugura amanhã o Espaço dos Procons Municipais, a fim de aumentar a integração entre o Procon-SP e os procons municipais. No local haverá uma biblioteca, aberta para o público em geral.

Mas a maioria dos procons investiu na informação para marcar a data. Em Alagoas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins serão distribuídos folhetos informativos em praias, praças e parques.

Seminários discutem relações de consumo

Em Gramado foi feito o seminário "Política de consumo e sociedade do endividamento", organizado pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), com discussões de teses sobre o superendividamento de pessoas físicas. Em Niterói, o II Encontro Nacional de Antropologia do Consumo discutirá, de 14 a 16 de setembro, os novos poderes do mercado, refletindo as relações entre consumo, mercado, cidadania e ação política.

Nos dias 21 e 22 deste mês, 25 presidentes de grandes empresas vão apresentar estratégias bem-sucedidas de relacionamento com o cliente em seminário promovido pela Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente e pela revista "Consumidor Moderno". Durante o evento, será apresentada a norma de auto-regulamentação de call center. (N.S.)