Título: PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ ATAQUES PESSOAIS A GABEIRA
Autor: Adriana Vasconcelos, Diana Fernandes e Regina Alva
Fonte: O Globo, 12/09/2005, O País, p. 3

BRASÍLIA. Já no fim da entrevista de ontem, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), encontrou um jeito de atacar seu novo inimigo, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um fervoroso defensor da cassação de seu mandato. Severino explorou aspectos pessoais da vida de Gabeira, chamando-o de usuário de drogas e homossexual.

Diante da informação de que declarou ter gasto sua campanha valores muito inferiores aos da maioria dos deputados eleitos por Pernambuco, afirmou:

¿ Ganho todas as eleições porque defendo a família, sou homem de fé e cristão. Não escondo as minhas posições. Quando fui aqui inquirido por homossexuais, com o seu Gabeira à frente, disse na cara dele que iria votar contra eles ¿ disse, sobre a proposta de união civil entre pessoas do mesmo sexo. ¿ Descerei da tribuna para lutar contra aqueles que querem fazer o que Gabeira faz e o que eu não faço. Não ando com maconha e com tóxico. Nem defendo que a juventude vá ao bar tomar (sic) maconha.

Gabeira disse que não se surpreendeu com as declarações de Severino e citou um trecho da canção ¿O tempo não pára¿ para criticar o presidente da Câmara:

¿ Corrupto e ladrão agem assim. Ele fez acusações a mim de cuja defesa o poeta Cazuza já cuidou há muito tempo: ¿Nos chamam de veado e maconheiro para roubar melhor o nosso dinheiro¿.

Para Gabeira, Severino não convenceu em sua defesa. Ele afirmou que a oposição espera ter o apoio dos partidos governistas para representar o presidente da Câmara no Conselho de Ética.

¿ Ou ele renuncia agora, ou nem na próxima (eleição) ele entra ¿ concluiu Gabeira.