Título: E SEVERINO DIZ QUE FICA
Autor: Adriana Vasconcelos, Diana Fernandes e Regina Alva
Fonte: O Globo, 12/09/2005, O País, p. 3

Presidente da Câmara desafia líderes partidários, não se afasta e cria impasse na Casa

De volta depois de quatro dias em Nova York, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), rebateu as acusações de que recebeu propina do empresário Sebastião Buani, que explora um restaurante na Casa, garantiu que não renunciará nem se afastará do cargo e desafiou a oposição afirmando que presidirá todas as sessões do plenário esta semana, inclusive a de votação do pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). A base da defesa é desqualificar a denúncia, sustentando que seu acusador falsificou o documento que seria uma das provas de que pagou propina a Severino.

A defesa do presidente da Câmara, em entrevista coletiva, não convenceu a oposição, que reafirmou ontem a disposição de entrar com processo por quebra de decoro contra ele no Conselho de Ética ainda esta semana. A oposição só não deve insistir na ameaça de obstruir sessões presididas por Severino.

Acompanhado do seu novo advogado, o ex-ministro do TSE José Eduardo Alckmin, e pelo consultor jurídico Marcos Vasconcelos, e amparado por um laudo do perito pernambucano Adamastor Nunes de Oliveira, Severino garantiu que o documento apresentado por Buani teria sido montado eletronicamente.

¿ Afirmo, com absoluta convicção, que o documento é fraudulento. Não assinei, nem assinaria, de forma consciente, documento de tal conteúdo.

Ao reafirmar sua intenção de permanecer no comando da Câmara, disse ter certeza de que, após a entrevista, teria o apoio da maioria:

¿ Resistirei. Como presidente da Câmara não posso me curvar à pressão dos poderosos. Lutarei e mostrarei a minha inocência. A mentira não pode prevalecer. Os fatos que me imputam são inverídicos e inconsistentes, baseados na palavra de acusadores mentirosos e documento fraudado ¿ disse Severino, classificando o empresário como ¿ardiloso e maldoso acusador¿.

Explicações não convencem deputados

As explicações de Severino não convenceram a oposição e nem partidos da base governista. Mas antes de enviar representação contra ele ao Conselho de Ética, a oposição vai se reunir, amanhã, para discutir a estratégia de atuação.

¿ A estratégia da oposição continua a mesma. Não mudou nada. Pelo menos cinco partidos vão entrar contra ele no Conselho: PFL, PDT, PPS, PSDB e PV ¿ garantiu o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

¿ A entrevista de Severino não muda nada. Minha tendência na reunião da minha bancada terça-feira será a de defender o nosso apoio à representação contra Severino no Conselho de Ética ¿ acrescentou o líder do PSB, deputado Renato Casagrande (ES), aliado do governo.

Sobre a proposta de obstrução das sessões presididas por Severino, o líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP), advertiu que, neste caso, é preciso cautela:

¿ A obstrução não pode ser uma decisão isolada. Essa é uma coisa ainda não resolvida. Como vamos operar diante da decisão de Severino de não se afastar do cargo? As lideranças vão ter que sentar e discutir com calma.

O deputado petista José Eduardo Cardozo (SP) lamentou que Severino não tenha tomado a iniciativa de se afastar do cargo.

¿ Seria o ideal que as investigações pudessem seguir com ele afastado. Mas seja como for, temos que buscar o entendimento entre todos os partidos. Também não é hora de dividir oposição e governo, a questão é maior, a questão é do Legislativo ¿ afirmou Cardozo.

Goldman concorda com Cardozo:

¿ Queremos que a representação seja assinada por todos os partidos. Não é uma questão de oposição e de governo, é uma condição ética. É importante que o PT participe dessa representação.

Já o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ponderou que a versão apresentada pelo presidente da Câmara tem de ser levada em consideração agora.

¿ Se ele (Severino) diz que o documento é fraudado e que não recebeu qualquer cheque, não podemos desconsiderar. Em que pese as acusações graves, temos de levar em conta os dois lados. Não tenho nenhum compromisso com o erro. É muito fácil ir na onda, mas antes é preciso ver se esse documento é verdadeiro ou falso ¿ ponderou Chinaglia.

A pressão para que Severino não presida a sessão da próxima quarta-feira, quando será votado a cassação de Jefferson, deverá continuar. A avaliação é de que Severino está sob suspeição e, por isso, não teria condições de presidir mais nenhuma sessão da Câmara.

¿ Não estou sob suspeição, não cometi nenhum delito. Vou presidir todas as sessões, porque sou juiz, não réu ¿ disse Severino.

Se optarem pela obstrução, os líderes, segundo Severino, terão de assumir a responsabilidade por adiar o julgamento de Jefferson:

¿ Não vou adoecer para deixar de cumprir a minha função. Estou com bastante saúde e vou presidir todas as sessões da Câmara. Se os líderes quiserem procrastinar, o problema é deles. Eles que expliquem à sociedade.

Severino iniciou ontem a coletiva lendo um texto preparado na véspera, em que tenta desqualificar as denúncias de Buani e acusa o empresário de ter tentado lhe chantagear. Ele negou categoricamente que tenha recebido qualquer cheque do empresário e disse estar sendo vítima de preconceito.

¿ Sei que o preconceito é meu maior inimigo. Por isso não me surpreendem manifestações histéricas de uma minoria que não admite que um nordestino simples possa estar à frente de uma das Casas do Poder Legislativo ¿ afirmou, acrescentando que se considera merecedor de uma estátua por nunca ter cometido qualquer desatino como parlamentar.