Título: MALUF TEM PERMISSÃO PARA TELEFONAR NA CADEIA
Autor: Flavio Freire
Fonte: O Globo, 12/09/2005, O País, p. 5

Ex-prefeito de São Paulo está em cela especial semelhante a quarto na carceragem da PF, separado de seu filho, Flávio

SÃO PAULO. Preso para evitar a coação de testemunhas no processo em que responde pelos crimes de evasão de divisas, corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, o ex-prefeito e ex-governador Paulo Maluf parece não ter perdido totalmente a liberdade. Numa cela especial da Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde que se entregou, na madrugada de sábado, Maluf faz e recebe ligações telefônicas. Além disso, ontem recebeu a visita de dois advogados, da nora Jaqueline e de um amigo. Para os outros presos a PF não permite a visita de parentes e amigos no fim de semana.

Maluf teria recebido permissão para usar o telefone da PF quando precisasse. Ele recebe ligações principalmente da mulher, Silvia Maluf. De manhã, Roque Carneiro, secretário particular do ex-prefeito há 38 anos, disse, enquanto deixava na portaria da PF torradas, mel e adoçante para o patrão, que Maluf dispõe de uma linha telefônica fixa no ¿quarto¿ que agora ocupa sozinho. Na primeira noite, Maluf dividiu cela com o filho, Flávio Maluf, preso pelos mesmos crimes.

¿ Ele conversa com a família por telefone ¿ disse o secretário.

Assessor e amigo negou que telefone esteja à disposição

Jesse Ribeiro, assessor político e amigo de Maluf, esteve na carceragem ontem por cerca de 40 minutos. Ele negou que o ex-prefeito tivesse um telefone à disposição, mas confirmou que Maluf tem usado o telefone da polícia para se comunicar com a família da cadeia.

¿ Quando ele recebe um telefonema, os agentes o levam até o telefone ¿ garantiu Ribeiro.

Maluf, ainda segundo o amigo, estaria numa suíte. No quarto, além da cama, o ex-prefeito tem à disposição um sofá e uma cadeira. A PF não permitiu TV nem rádio nas celas de Maluf e Flávio, que ficam no mesmo corredor, no terceiro andar da carceragem da superintendência.

Jesse Ribeiro afirmou ainda que não é bom o estado de ânimo de Maluf:

¿ Ele está bastante abatido e me disse que sente saudade até dos repórteres.

Um agente da custódia da PF que não quis se identificar, informou ontem que Paulo Maluf e Flávio estão em celas especiais, reservadas a criminosos com diploma universitário, por isso teriam até banheiros individuais. Ao contrário da cela em que ficaram juntos no primeiro dia, que não tinha sequer janela, pai e filho estão agora numa espécie de quarto, com instalações semelhante às de um hotel simples. Eles foram transferidos no sábado.

Estudantes fazem protesto bem-humorado

O advogado de Paulo Maluf, o criminalista José Roberto Leal, esteve ontem na PF e disse que não tinha informações se seu cliente e o filho dele ocupariam celas especiais. Mas confirmou que seu cliente tem conversado pelo telefone. O advogado contou que apenas conversou com Maluf numa ante-sala da carceragem.

¿ Não sei de onde ele (Roque Carneiro) tirou a história de telefone fixo. O que sei é que quando o deputado Salim Curiati falou com o doutor Paulo (sábado à tarde) foi no telefone da carceragem. E creio que a conversa foi permitida em razão do cargo do deputado ¿ disse Leal, que deve dar entrada apenas hoje com um pedido de hábeas-corpus no Tribunal Regional Federal (TRF). ¿ Antes, preciso ter acesso ao despacho da juíza. Ou então poderia dar um tiro sem saber onde está o alvo ¿ disse o advogado.

À tarde, duas estudantes de biologia fizeram um discreto protesto em favor da prisão do ex-prefeito em frente à Superintendência da PF. Acompanhada dos pais, as irmãs Camila, de 22 anos, e Joana, de 19, entregaram na portaria da PF quitutes árabes que trouxeram de casa. No pacote, quibe e coalhada.

¿ Nossos quitutes são para que a estadia dele seja a mais prolongada possível e para que a figura nefasta de Paulo Maluf seja afastada da política brasileira ¿ disse Camila.