Título: PT nega apoio à oposição contra Severino
Autor: Maria Lima e Adriano Ceolin
Fonte: O Globo, 13/09/2005, O País, p. 3
Líderes finalizam texto da representação a ser enviada amanhã para o Conselho de Ética
Com ou sem o apoio da base governista e com ou sem o cheque que o empresário Sebastião Buani diz ter pago ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), os líderes da oposição devem finalizar hoje o texto da representação que será enviada amanhã ao Conselho de Ética pedindo a cassação do mandato do deputado. Eles chegaram a festejar o apoio do PMDB e do PT, mas houve recuo de ambos os partidos. O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), se dispôs a assinar, mas prefere que antes sejam divulgados o cheque e a comprovação de que ele foi usado para o pagamento de contas do presidente da Câmara.
Segundo o líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ) o apoio de partidos da base seria importante, porque demonstraria o isolamento de Severino e afastaria a acusação de que a tentativa de tirá-lo é golpista. Ele tentava articular para hoje uma reunião do colégio de líderes para debater a representação. Maia exigiu que o corregedor Ciro Nogueira (PP-PI) contrate uma auditoria independente para atestar a autenticidade da assinatura de Severino no documento exibido por Buani, já que o laudo apresentado pelo presidente no domingo não é oficial.
¿ Ter uma representação com apoio tão amplo significa que o Severino, isolado, precisa se afastar para se defender ¿ disse Maia.
Os líderes da oposição se reúnem hoje às 11h, mas já decidiram recuar da idéia de boicotar a sessão de cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), prevista para amanhã sob a presidência de Severino. A idéia é dar quórum para a realização da sessão, e realizar ato político de protesto contra a presença dele na Mesa.
Várias propostas de mobilização
O líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse ontem que existem várias propostas, entre elas, minutos de silêncio, os parlamentares de costas para a Mesa, ou mesmo ignorar a condução da sessão, mantendo-se em silêncio ou só pedindo a palavra para defender que ele se afaste da presidência da Casa para se defender das denúncias de recebimento de propina.
¿ Usaremos nossa criatividade para achar uma fórmula de protestar.Vamos cassar quem tiver que ser cassado e tornar a vida do Severino insuportável na presidência ¿ avisou Fernando Gabeira (PV-RJ).
¿ Boicotar a sessão seria uma bobagem. Não vamos fazer o jogo tático de quem não quer a punição ¿ completou o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA).
Os líderes da oposição querem municiar a representação com o máximo de documentos, para o trabalho do Conselho de Ética. Mas não consideram o cheque essencial.
¿ Sobram motivos para sustentar a representação e o contrato em si não diz muita coisa. Temos que levar em conta o conjunto da obra. Severino já apresentou três versões para a assinatura do documento dado a Buani e em nenhum momento desafiou que provem que não assinou o contrato que outro deputado confessou ter ajudado a redigir ¿ disse o deputado ACM Neto (PFL-BA).
¿ Adoro brincar de mosaico. Já apareceu o queixo do Severino, falta o rosto. O documento é só mais uma peça ¿ completou Aleluia.
O líder do PP, José Janene (PR), participou de uma festinha ontem em seu gabinete para comemorar o aniversário. Disse que o partido dá total apoio a Severino e que se a oposição não apresentar uma prova cabal não pode pedir que ele se afaste da presidência.
¿ O PP dá total apoio ao presidente Severino Cavalcanti. Agora, se surgir um documento, aí é outra história....
(*) do Globo Online
COLABOROU Ilimar Franco