Título: PERITO QUER VER DOCUMENTO ORIGINAL
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 13/09/2005, O País, p. 4

Adamastor, de Pernambuco, diz não ter ligação com Severino

RECIFE. Indiferente às contestações de outros peritos criminais, Adamastor Nunes de Oliveira, perito responsável pelo laudo técnico apresentado pelo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, para atestar inocência, manteve seu parecer pela existência de fraude no documento que o empresário Sebastião Buani apresenta como prova de que foi ilegal a prorrogação do contrato do restaurante Fiorella. Com base no documento cedido para fazer a perícia, Adamastor diz que há 99% de chance de seu laudo estar correto. Mas ressalta que o resultado preciso só pode ser dado com a análise do documento original.

¿ Eu gostaria muito que me fosse apresentado o documento original. Aí, sim, eu teria certeza absoluta da conclusão porque, hoje em dia, diante dos recursos tecnológicos, é muito fácil alterar eletronicamente qualquer documento ¿ disse o perito.

A suposta falha do documento analisado, segundo ele, refere-se à assinatura. Ele afirma que a que consta no documento periciado não é compatível com a forma como o deputado Severino Cavalcanti assinava em 2002, época da data do texto. Ao contrário, apresenta muitas semelhanças com a atual assinatura do presidente da Câmara.

¿ Há uma diferença enorme no tocante à forma, à morfologia da assinatura ¿ disse.

Ele também apontou como indícios de fraude diferenças no documento periciado em relação aos modelos oficiais usados pela primeira-secretaria da Casa:

¿ A divergência é grande no cabeçalho, no título, onde se põem a data e o número do processo, na forma como a assinatura é feita, no posicionamento do conteúdo. Há manchas e assinalações e uma tarja central, indícios de ter sido manuseado e que artifícios eletrônicos tenham sido utilizados para produzi-lo.

Embora o laudo que tenha apresentado seja favorável ao presidente da Câmara, Adamastor afirmou não ter qualquer ligação política com Severino. O pagamento ainda não foi acertado, mas o preço, de acordo com o perito, varia de cinco a 20 salários-mínimos.