Título: JOBIM: CRISE OCORRE DENTRO DA NORMALIDADE
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 13/09/2005, O País, p. 9

Ministro defende reforma política

SÃO PAULO. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, disse ontem que o importante é que a discussão sobre o afastamento do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, está acontecendo dentro da normalidade institucional.

¿ Essa é uma questão política e de competência exclusiva da Câmara e, fundamentalmente, temos de perceber que isso está ocorrendo dentro da normalidade institucional, que é de extrema importância ¿ afirmou Jobim,.

O ministro disse esperar também que a crise na Câmara seja resolvida logo, porque há projetos importantes que precisam ser aprovados, como o de reforma política.

¿ Antes de se falar em financiamentos (de campanha), é importante falar no tipo de gasto. Diminuindo o arco dos gastos possíveis e legítimos, se reduz a necessidade de recursos. Agora, se não se mexe na redução de recursos e se mantém o arco de despesas, é evidente que se pode financiar por outros caminhos, empurrando o sujeito para a ilegalidade.

No caso do financiamento público de campanhas, Jobim disse entender que isso só é possível num sistema de lista fechada e não no sistema de lista aberta que existe hoje.

¿ Num primeiro momento, vamos ter a necessidade de que o modelo anterior se reproduza no modelo atual, seria uma transição (entre o modelo atual e o novo, de listas fechadas). Creio que em três eleições isso seria resolvido, porque essa geração (atual de políticos) desapareceria.