Título: INÍCIO DO UNIVERSO É FLAGRADO POR CIENTISTAS
Autor:
Fonte: O Globo, 13/09/2005, O Mundo, p. 29

Primeira observação em Terra foi feita por um brasileiro

WASHINGTON. Astrônomos testemunharam a mais distante explosão cósmica jamais registrada: o impacto de raios gama ocorridos na época da formação do Universo. A primeira observação em Terra foi feita por um cientista brasileiro. A explosão de raios gama provoca radiações de alta energia que atravessam o Cosmos sem aviso prévio. Elas são capazes de liberar, em poucos minutos, tanta energia quanto o Sol emitirá em seus estimados dez bilhões de anos de vida.

A explosão, que ocorreu no último dia 4 e durou três minutos, foi observada pelo Telescópio Espacial Swift e por vários observatórios da Terra. O brasileiro Eduardo Cipriano, de 34 anos, que trabalha no Observatório Atacama, foi o primeiro a observar o fenômeno.

¿ Não é todo dia que isso acontece na vida de um cientista ¿ afirmou Cipriano em teleconferência realizada para anunciar o feito.

Segundo os especialistas, a explosão provavelmente marcou a morte de alguma estrela de grande massa ao entrar em colapso num buraco negro. A explosão ocorreu a 13 bilhões de anos-luz da Terra.

¿ Essa explosão derruba o recorde anterior de distância que era de 500 milhões de anos-luz ¿ afirmou Daniel Reichart, da Universidade da Carolina do Norte, responsável pelas medições.

Keith Mason, do Conselho de Pesquisa de Partículas Físicas e Astronomia do Reino Unido, afirmou:

¿ É um resultado impressionante que nos permitirá descobrir muito mais sobre as estrelas do início dos tempos.

Estudando eventos ocorridos a tal distância da Terra, os astrônomos estão, na verdade, olhando para o início do Universo. A explosão ocorreu logo depois da formação das primeiras estrelas e galáxias, cerca de um bilhão de anos depois do Big Bang. A observação pode lançar luzes sobre a evolução do Universo.