Título: Ofélia obriga retirada de moradores
Autor:
Fonte: O Globo, 13/09/2005, O Mundo, p. 29

Ilhas da costa da Carolina do Norte podem ser inundadas e 3.800 pessoas deixam a região

MIAMI. As chuvas da periferia da tempestade tropical Ofélia se aproximaram ontem do litoral atlântico do sul dos Estados Unidos, obrigando à retirada parcial de 3.800 pessoas, da ilha Ocracoke, na costa da Carolina do Norte. Ofélia perdeu força e o status de furacão no inicio da tarde, mas, segundo os meteorologistas, pode voltar a ter essa classificação nas próximas horas.

De acordo com o Serviço Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Ofélia deve chegar na manhã de hoje ao continente, passando pela Carolina do Sul e pela Carolina do Norte. Os meteorologistas fizeram simulações em computador para tentar prever a trajetória da tempestade.

¿Fortes chuvas associadas ao Ofélia podem começar a afetar as áreas costeiras do nordeste da Carolina do Sul e do sudeste da Carolina do Norte nesta noite (ontem) ou na terça-feira¿, disse o alerta emitido pelo Centro Nacional de Furacões.

Carolina do Norte está em estado de emergência

Ofélia é a primeira tempestade tropical a ameaçar os Estados Unidos desde que o Katrina devastou a costa da Louisiana e do Mississippi, há duas semanas. Ela avança para oeste a cerca de cinco quilômetros por hora, e espera-se uma guinada gradual para noroeste nas próximas 24 horas. Os ventos regulares, que no domingo eram de 136 quilômetros por hora, caíram para 120 quilômetros por hora e depois para 112.

O governador da Carolina do Norte, Mike Easley, decretou estado de emergência e destacou 200 agentes da Guarda Nacional para ficarem de prontidão.

¿ Por enquanto, estamos monitorando a tempestade. Se ela vier na nossa direção, sentimos que estamos prontos ¿ disse Everett Clendenin, porta-voz do Centro de Gerenciamento de Emergências da Carolina do Norte.

As autoridades locais determinaram que três mil turistas e 800 moradores abandonassem a ilha de Ocracoke, que é muito baixa e só acessível por barco e avião. Depois de retirar as pessoas da ilha, o serviço de balsas foi interrompido. Há possibilidade de que a ilha seja inundada.

Mais de cem mil turistas e moradores ainda estão nas ilhas Outer Banks em Dare e Currituck, dois outros condados da Carolina do Norte. As autoridades locais poderão decidir por uma retirada total da população.

Outro alerta foi emitido ontem na área que vai da praia de Edisto, na Carolina do Sul, ao cabo Lookout, na Carolina do Norte. Os meteorologistas dizem que essas áreas podem ser atingidas nas próximas 36 horas.

Se voltar a se tornar um furacão, Ofélia deverá ficar na categoria 1 da escala Saffir-Simpson, que vai de 1 até 5. Isso significa que ele pode vir acompanhado de ondas de um a 1,5 metro, inundando áreas costeiras, danificando atracadouros e destruindo árvores e trailers, embora dificilmente cause danos estruturais. O furacão Katrina era muito mais violento, de categoria 4, quando chegou ao litoral americano .

Na cidade de Salvo, na ilha de Hatteras, Betz Mullen guardava os móveis do jardim e cozinhava seus mantimentos, prevendo que faltaria luz. Mullen, que vive nas ilhas Outer Banks há mais de 30 anos, disse que iria ficar ali, apesar de ter visto pela TV os danos catastróficos do Katrina.

¿ Ofélia virou uma tempestade tropical. Já vi furacões das categorias 1 e 2 antes. Não pretendo deixar minha casa ¿ afirmou ela.