Título: DÉFICIT HABITACIONAL ATINGE 40 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL, SEGUNDO A ONU
Autor: Mariza Louven
Fonte: O Globo, 13/09/2005, Economia, p. 27

Relatório diz que, no mundo, quase um bilhão mora sem infra-estrutura

Quase um bilhão de pessoas no mundo mora em assentamentos urbanos precários ¿ favelas e outras comunidades sem acesso a saneamento, segurança e infra-estrutura. No Brasil, o déficit habitacional chega a 7,7 milhões de moradias, atingindo cerca de 40 milhões de pessoas, a maioria habitante de cidades onde faltam 5,5 milhões de residências para cerca de 24 milhões de pessoas.

Estas informações fazem parte do Relatório Global sobre Assentamentos Humanos 2005, divulgado ontem pelo Escritório das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat). Em 2005, o foco do estudo, elaborado a cada dois anos, foi o financiamento para moradia urbana.

De acordo com o representante do UN-Habitat no Brasil, Erik Vittrup, apesar de o governo ter aumentado o orçamento do Ministério das Cidades para políticas de desenvolvimento urbano de R$7,4 bilhões, em 2004, para R$11,1 bilhões este ano, o valor está longe de atender à demanda. Além disso, o país não tem tradição de fomentar a habitação popular, faltando estrutura pública e tradição do setor privado para massificar as moradias.

Vittrup acrescentou que, em 25 anos, mais três bilhões de pessoas necessitarão de moradia, cerca de 40% da população urbana mundial. Seria necessário construir quatro mil casas por dia a partir de agora, tarefa considerada impossível. Entre as alternativas estariam políticas de legalização de propriedades e crédito mais barato.