Título: EUA SOLICITAM RADIOGRAFIAS DE BENILDA PARA IDENTIFICAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 13/09/2005, O Mundo, p. 28

Itamaraty diz que mineira perdeu cidadania brasileira

BRASÍLIA. O governo americano solicitou ontem ao Itamaraty que peça à família de Benilda Caixeta, de 57 anos, radiografias de sua arcada dentária. Com isso, será mais fácil saber se o corpo encontrado na residência de Benilda, em Nova Orleans, no último domingo, é mesmo dela.

Benilda perdeu a cidadania brasileira há 14 anos e, por isso, segundo o diretor do Departamento de Brasileiros Residentes no Exterior do Itamaraty, Manoel Gomes Pereira, a responsabilidade pelas investigações e pela remoção do corpo ¿ caso se confirme ser mesmo dela ¿ ficará por conta do governo dos Estados Unidos.

Benilda se transferiu para os EUA no fim dos anos 70, a convite do ex-presidente Jimmy Carter, que ofereceu tratamento para uma doença que a deixou tetraplégica. Como até a Constituição de 1988 não era possível ter duas cidadanias, em 1980 abriu mão da cidadania brasileira. Mas Pereira esclareceu que o Itamaraty está pronto a ajudar no que for possível a família dela, que é brasileira.

¿ Primeiro, precisamos identificar se o corpo é mesmo de Benilda. Um dos meios que estão sendo usados para isso é o exame da arcada dentária ¿ disse Pereira, que não soube precisar quando os exames serão concluídos.

Antes mesmo da confirmação de que as investigações sobre o desaparecimento da brasileira ficariam a cargo do governo americano, a irmã de Benilda, Maria José Caixeta, já havia se mostrado desanimada com o rumo do caso.

¿ Depois que vi na televisão que talvez os EUA não dêem prioridade ao caso, não estamos agüentando mais ver reportagens sobre a Benilda. Minha mãe, que tem 79 anos, não pode mais pensar na situação ¿ desabafou Maria José.

Mais cedo, outro irmão de Benilda, Altair Carlos Caixeta, havia contado que passara informações sobre as características físicas da brasileira, na esperança de facilitar o reconhecimento do corpo.

¿ Nós informamos a existência de uma cicatriz no braço esquerdo para facilitar o reconhecimento ¿ afirmou Altair, por telefone, ontem de manhã.

Pereira informou que ontem uma missão de diplomatas brasileiros baseados nos EUA partiu para Baton Rouge, na Louisiana, para tentar contatos mais estreitos com brasileiros que se encontram em Nova Orleans. É o lugar mais próximo daquela cidade onde uma missão brasileira chegará depois do furacão Katrina.

Segundo ele, até ontem havia 100 pedidos de localização de brasileiros na região, dos quais 78 já foram encontrados. A família de Benilda, residente em Patos de Minas (MG), entrou em contato com a Divisão de Assistência Consular do Itamaraty no último dia 31 de agosto. O último contato com a família foi em 28 de agosto. A grande preocupação dos parentes de Benilda é que ela só se locomove com cadeira de rodas e necessita de cuidados especiais. Na semana passada, seu nome foi incluído no site de desaparecidos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

(*) Do Globo OnLine