Título: 'FUI JOGADO ÀS COBRAS', DIZ SEVERINO, EMOCIONADO
Autor: Maria Lima/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 14/09/2005, O País, p. 8

Desabafo faz presidente da Câmara ganhar solidariedade de colegas em nota de apoio

BRASÍLIA. Depois de um desabafo emocionado, em que se disse atacado e jogado às cobras, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), obteve dos companheiros da Mesa Diretora uma manifestação de solidariedade. No momento em que cinco partidos de oposição protocolavam no Conselho de Ética representação pedindo a cassação de seu mandato, Severino presidiu reunião da Mesa e tomou a iniciativa de abordar sua situação delicada. Coube ao quarto-secretário, João Caldas (PL-AL), redigir uma nota de apoio, em resposta à oposição, que promete tornar a vida de Severino um inferno se ele insistir em presidir os trabalhos enquanto durarem as investigações.

- Há um componente político nas acusações contra mim. Estou muito pressionado, atacado violentamente, minha família está muito exposta, fui jogado às cobras e não tenho espaço para me defender. Mas vou enfrentar, no cargo, todas as instâncias de apuração. Estou pronto para ir ao Conselho - disse Severino.

- A quem interessa, que não ao Planalto, que a crise fique localizada aqui? Quando ele fala que foi abandonado, entendemos que foi pelo Planalto - disse o terceiro-secretário Eduardo Gomes (PSDB-TO).

Foi unânime o apoio à nota, inclusive do primeiro vice-presidente, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que pode assumir a presidência caso Severino saia. "A Mesa entende que a ninguém é dado prejulgar e condenar sem provas, ainda mais antes de cumprido o devido processo legal. A instituição Câmara dos Deputados é essencial para preservação do estado democrático de direito e suas instâncias tem que ser respeitadas. O deputado Severino Cavalcanti vem sendo acusado de ter infringido o decoro parlamentar. Para a Mesa, até que se apure todos os fatos, o deputado Severino Cavalcanti é - de fato e de direito - o presidente da Câmara dos Deputados, detentor de todas as atribuições previstas em lei e no regimento interno", diz a nota.

- É uma nota para reafirmar que, antes do julgamento definitivo, o presidente Severino continua com seus plenos poderes - disse Nonô. (M.L. e I. B.)