Título: Lula: é normal PT pagar passagens para filhos
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 14/09/2005, O País, p. 13

Presidente, que jamais deu entrevista sobre a crise política no Brasil, respondeu a perguntas na Guatemala

CIDADE DA GUATEMALA. Longe do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou confiança na superação da crise política e disse estar tranqüilo em relação à situação do país. Em quatro meses de crise, ele jamais deu coletiva no Brasil, mas ontem, na Guatemala, respondeu a perguntas de jornalistas brasileiros sobre diversos assuntos e até comentou os resultados da pesquisa CNT/Sensus, que mostra uma piora nos indicadores do governo e dele próprio. Para Lula afirmou, se fosse outro presidente vivendo situação de crise semelhante, possivelmente os índices de aprovação do governo estariam abaixo de zero. Disse ainda achar normal que o PT tenha pagado passagens para ele e seus filhos para a posse em 2003.

Lula disse que o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), deve ter o mesmo tratamento que qualquer outro deputado e o Congresso tem instrumentos para apurar com rigor as denúncias. Sobre a eleição do PT no domingo, disse que o militante é que vai decidir o que quer do partido. E comentou a prisão de Paulo Maluf.

O otimismo demonstrado por Lula já era notado na noite anterior, quando, ao falar no encerramento da Conferência Latino-Americana sobre a Fome Crônica, afirmou:

- Em dois anos e meio, mesmo enfrentando dificuldades econômicas e incompreensões políticas, realizamos uma transformação social no país.

A seguir, os principais trechos da entrevista:

PESQUISA CNT/SENSUS: "Eu tenho por hábito não reagir a pesquisas. Nem se eu tivesse 100% ou 0%, porque as pesquisas retratam situações políticas que vive o país. Estou muito tranqüilo e fico perguntando: se não fosse eu, fosse outro presidente que estivesse vivendo essas circunstâncias, possivelmente estaria abaixo de zero. Ou seja, estou tranqüilo de que as pesquisas não refletem tudo o que você pode fazer no governo. Estamos tranqüilos porque o governo está fazendo aquilo que é preciso fazer. Sairemos muito fortalecidos e isso não me preocupa. Tenho hábito de não comentar pesquisas."

RELAÇÃO COM A SOCIEDADE: "Acho que minha relação com a sociedade brasileira é muito forte, ela é muito companheira. Acho que muitos adversários pensaram em algum momento que as críticas que fazem ao governo poderiam levar o governo a estar como outros já estiveram, com pontos negativos. Hoje está tranqüilo, porque essa crise política está se resolvendo. O Congresso está tendo maturidade para fazer o que tem de ser feito. A parte do governo, a Polícia Federal está fazendo, depois será o Ministério Público e a Justiça. Não tenho dúvida de que em momentos mais difíceis o Congresso soube consolidar o processo democrático."

ELEIÇÕES NO PT: "Qualquer que seja o resultado de um processo democrático interno do PT, será importante para o fortalecimento do partido e para a recuperação do prestígio. Essa eleição vai se dar, e espero que tenha quórum para que possa ter um bom resultado."

PT DEPOIS DA ELEIÇÃO: "Eu não sei se vai mudar muito. Temos só duas eleições diretas. O partido passa por um momento difícil. É o momento de os militantes dizerem que partido querem. É um momento extraordinário para o partido fazer sua eleição. Eu particularmente gostaria que não tivesse, que esperasse um momento para fazer isso com mais tranqüilidade, mas, já que a direção do partido manteve a data, acho que tem de fazer e espero que militantes compareçam para votar."

PRISÃO DE MALUF: "Acho que todos os que forem comprovadamente pegos cometendo irregularidades têm que ser julgados em igualdade de condições. Ou seja, Maluf está preso, obviamente não se sabe quanto tempo ele vai ficar, a Polícia Federal está fazendo o seu trabalho, como fará o trabalho em outros casos em que encontrar irregularidades. O Brasil tem que ser justo para todos os brasileiros. Você não pode mais conviver num país em que uma minoria tem todo o privilégio e uma grande maioria não tem nenhum direito praticamente. Acho que não é o Maluf o primeiro e não será o Maluf o último. Acho que todos que tiverem alguma dívida com a sociedade terão que ser investigados e punidos. Isso vale para todos os brasileiros. Isso vale para o mais humilde dos brasileiros e vale para o presidente da República. A Constituição diz que a lei é igual para todos e, sendo assim, todos estamos subordinados a mesma lei."

SEVERINO CAVALCANTI: "O que vale para os outros deputados vale para o presidente Severino. Há uma denúncia contra ele; ele diz que a denúncia é falsa. Cabe ao Congresso Nacional, com muita maturidade, investigar e, depois de investigar, tomar a decisão. Não posso analisá-la politicamente. A única coisa que posso analisar é em cima de fatos. O fato diz o quê? Que tem uma acusação contra ele e ele diz que é mentirosa a acusação. O Congresso tem instrumento para fiscalizar e investigar a fundo."

PASSAGENS PAGAS PELO PT: "Até fiquei surpreso com a notícia. Agora, eu estranharia se fosse o PSDB ou o PFL que tivesse pagado a minha passagem, mas o PT tinha mais era obrigação de pagar a minha passagem."

A AGENDA DO PRESIDENTE

HOJE: Abertura da Assembléia-Geral da ONU para as Metas do Milênio e da reunião paralela sobre financiamento para o desenvolvimento; reunião dos presidentes dos países-membros do Conselho de Segurança da ONU; almoço oferecido aos chefes de Estado e de Governo e declaração à imprensa sobre o programa Ação contra a Fome e a Pobreza.

AMANHÃ: Encontros bilaterais com outros chefes de Estado e com empresários; retorno ao Brasil.

Legenda da foto: LULA: "MINHA relação com a sociedade brasileira é muito forte"