Título: DESARMAMENTO: 72,7% DA POPULAÇÃO SÃO A FAVOR
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 14/09/2005, O País, p. 14

Segundo CNT/Sensus, 50,6% acreditam em queda da violência se venda de armas for proibida

BRASÍLIA. A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra que a maioria da população é a favor da proibição da venda de armas no país. Segundo o Instituto Sensus, 72,7% dos entrevistados disseram que votariam pela proibição no referendo do dia 23 de outubro.

Ao ouvir duas mil pessoas, o Sensus usou a mesma pergunta que estará na cédula do referendo: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no país?".

Apenas 24,1% disseram que votariam pela manutenção do comércio de armas e munições. Outros 3,3% não responderam à pergunta.

O Sensus também quis saber se a população acredita que o veto à venda de armas poderá contribuir para a redução da violência no país. Para 50,6%, se a comercialização dos armamentos for mesmo aprovada no referendo, a violência vai diminuir. Mas 44,8% disseram a medida não terá qualquer impacto sobre a segurança da população. Outros 4,6% não responderam.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a veicular na semana passada campanhas de orientação à população sobre o referendo. Para votar contra a proibição da venda de armas será preciso digitar 1 na urna eletrônica. Para votar a favor da proibição, deve-se digitar 2.

Legenda da foto: EXÉRCITO DESTRÓI cerca de mil armas em Curitiba, em 2004, em campanha contra o desarmamento