Título: DECASSÉGUIS: AMIGO PARTICIPOU DE TORTURA
Autor:
Fonte: O Globo, 14/09/2005, O País, p. 14

Criminosos estavam interessados em obter os US$30 mil acumulados por três das vítimas

SÃO PAULO. Um amigo de infância, que era tratado como um parente. Assim era considerado o vigilante Ricardo Francisco dos Santos, suspeito de arquitetar o assalto e ter participado da tortura e do assassinato de cinco pessoas da mesma família de ascendência japonesa, na Vila Curuça, Zona Leste de São Paulo. Ontem, após a confissão do crime, Ricardo deu o nome do comparsa: Celso Alencar dos Santos, foragido da Justiça por homicídios, porte de armas e roubo.

Ricardo e Celso são vizinhos no bairro Capão Redondo (Zona Sul) e estavam interessados em cerca de US$30 mil dólares acumulados por três das vítimas, após seis anos de trabalho árduo numa fábrica como decasséguis (descendentes de japoneses que deixam o Brasil para trabalhar no Japão).

- O Ricardo teve uma crise de consciência e abriu o jogo - disse o delegado Luiz Lopes Teixeira, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP). O policial já pediu a prisão do foragido.

Ricardo era amigo de Nilton Takashi Yonekura, um dos cinco mortos. Os pais dele, Futaba e Tadashi Yonekura, e a irmã, Fátima, também morreram. Érica Myiamoto levou um tiro na cabeça, ainda com o filho B., de 11 meses, no colo. O bebê ficou ileso. (Do Diário de S.Paulo)