Título: BANCOS SE ANTECIPAM AO COPOM E BAIXAM JUROS
Autor: Ronaldo D"Ercole
Fonte: O Globo, 14/09/2005, Economia, p. 27

Crédito direto ao consumidor registra a maior queda e empréstimos pessoais têm a menor taxa desde março

SÃO PAULO. As taxas de juros de todas as modalidades de crédito caíram em agosto, revelou pesquisa divulgada ontem pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo o vice-presidente da entidade, Miguel Ribeiro de Oliveira, que coordenou o estudo, as quedas nas taxas marcam uma antecipação do mercado financeiro, particularmente dos bancos, ao esperado início este mês da redução dos juros básicos (Selic) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

Nos financiamentos para pessoa física, a Anefac apurou um recuo de 0,65% na taxa média, que passou de 7,66% ao mês (142,47% ao ano) em julho, para 7,61% ao mês (141,12% ao ano). Das modalidades de financiamento ao consumidor, a maior queda foi verificada nos juros do crédito direto ao consumidor (CDC) dos bancos, cuja taxa média recuou 3,27% e passou de 3,67% para 3,55% mensais. Os juros dos empréstimos pessoais caíram menos: recuaram 1,38%, para 5,72% ao mês, a menor taxa desde março.

O Copom anuncia hoje a Selic de setembro, atualmente em 19,75% ao ano, e a expectativa dos analistas é de que ela caia entre 0,25 e 0,5 ponto percentual. Segundo Miguel de Oliveira, as taxas no mercado começaram a recuar também por causa do acirramento da concorrência.

- Não dá para comemorar porque as taxas ainda estão muito altas. Mas é uma boa notícia porque a queda foi generalizada, e a tendência é de que os juros continuem caindo de agora em diante - afirmou.

Empréstimo consignado puxa taxas para baixo

Uma reversão dessa tendência, acrescentou Oliveira, só ocorreria caso houvesse um agravamento da crise política.

Além do consenso entre os bancos de que a Selic começará a cair já este mês, Oliveira vê outro motivo por trás desse movimento de redução das taxas:

- Como os bancos pequenos são os grandes detentores do crédito consignado, mais barato, os grandes estão sendo pressionados a baixar suas taxas para não perder clientes.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica (empresas), a pesquisa da Anefac mostra que a taxa de juros média recuou 1,56%, passando de 4,50% ao mês (69,59% ao ano) para 4,43% ao mês (68,23% ao ano). As linhas de capital de giro tiveram a maior queda nas taxas, de 1,62% em relação à média de julho, para 4,24% mensais em agosto.

INCLUI QUADRO: CUSTO DOS FINANCIAMENTOS