Título: Procurador-geral pede pressa à PF
Autor: Jaílton de Carvalho
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O País, p. 8

Antônio Fernando de Souza diz que caso Severino deve ir para o STF

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, disse ontem que as apurações da Polícia Federal (PF) sobre o suposto pagamento de propina ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), devem ser transferidas imediatamente para o Supremo Tribunal Federal (STF), o foro adequado para investigar parlamentares. Segundo Souza, depois que o empresário Sebastião Buani apresentou o cheque que comprovaria a operação, aumentaram os indícios de que Severino teria cometido um crime.

- O cheque é mais um indício (contra Severino). A versão do cidadão (Buani) vai se confirmando - declarou o procurador-geral.

Delegado teria concordado com sugestão

Ontem, Souza conversou com o delegado Sérgio Menezes, encarregado pela condução das investigações da PF sobre o episódio. Ele pediu ao delegado que envie as apurações para o STF o quanto antes. O delegado teria se comprometido a atender a sugestão após ouvir o depoimento de Gabriela Kênia Martins, a funcionária do gabinete de Severino que aparece como beneficiária do cheque divulgado ontem por Buani.

O depoimento, que ocorreu ontem na sede da PF, em Brasília, foi acompanhado pelo procurador Alexandre Spinosa, que foi designado pelo procurador-geral para a tarefa. Spinosa já integra uma comissão de três procuradores que auxiliam Souza em outro inquérito, o que apura se havia pagamento de mensalão por parte do governo e do PT a parlamentares aliados.