Título: Jefferson perde mandato e direitos políticos
Autor: Maria Lima/Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O País, p. 9

Dos deputados, 313 votaram pela cassação e 156 ficaram contra; petebista se despediu atacando Lula

BRASÍLIA. Com 313 votos favoráveis, 156 contrários, 13 abstenções, cinco votos em branco e dois nulos, a Câmara dos Deputados cassou ontem o mandato de Roberto Jefferson (RJ), ex-presidente do PTB. acusado de montar um esquema de arrecadação de dinheiro em estatais comandadas por seu partido, Jefferson foi o autor da denúncia do mensalão, que já provocou a renúncia de dois deputados, mandou outros 17 para a fila de cassações, derrubou a cúpula do PT, ministros e dirigentes de estatais. Jefferson só poderá tentar voltar à vida pública em 2015.

O plenário não comemorou quando foi anunciado o 257º voto pela aprovação do parecer do relator Jairo Carneiro (PFL-BA). A sessão começou com a leitura do relatório, que defendeu a cassação. O deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL) abriu a sessão dizendo que não era um dia bom para ninguém. Às 21h34m, o primeiro-secretário Inocêncio Oliveira (PMDB-PE) decretou a perda do mandato.

Jefferson disse em seu discurso de defesa que nada foi provado contra sua honra e que conseguiu mostrar ao país o que é o governo Lula.

- Tirei a roupa do rei! Mostrei ao Brasil quem são esses fariseus, o que são o governo Lula e o Campo Majoritário do PT!

Jefferson atacou o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado José Dirceu (PT-SP) e dirigentes do PT. Chamou Lula de preguiçoso e integrantes do governo de rufiões e proxenetas. Disse que é preciso atravessar a rua e investigar, do outro lado da Praça dos Três Poderes, a origem da corrupção que lançou o Congresso numa sangrenta luta fratricida:

- Cumpri minha missão. Não arredo uma vírgula do que disse, não mudo uma palavra do que já falei. Saio de cabeça erguida. Com o sentimento da missão cumprida.

Ataques pesados ao presidente

Jefferson foi aplaudido pela claque que ocupou as galerias e por parte do plenário. Mas nenhuma acusação nova foi feita contra Lula e o governo. Em gestos teatrais, disse que o atual é o governo mais corrupto que conheceu:

- Estamos numa guerra fratricida, sanguinária, entre nós, quando a corrupção está na praça do lado de lá. De lá (do Palácio do Planalto) partiu a corrupção - atacou o petebista, interrompido por aplausos das galerias e do plenário.

Ao falar de Lula, disse que ele não é desonesto, mas que lavou as mãos em relação à corrupção. Disse que o presidente, se não cometeu o crime de ação, cometeu o de omissão. Comparou Lula ao ex-presidente do PT José Genoino, que negou conhecer o esquema de Delúbio Soares e Marcos Valério.

- O presidente Lula é uma espécie de Genoino na Presidência da República: não sabe o que lê, não sabe o que assina, não sabe o que faz. Ele é o Genoino do Planalto. E confiou a mãos erradas, ao Gushiken e ao José Dirceu, a confiança que o povo do Brasil depositou nele. Errou.

Levando o plenário e as galerias às gargalhadas, acusou Lula de preguiçoso.

- O meu conceito do presidente Lula é que ele é malandro, é preguiçoso. Não sei se já chegou da Guatemala. O negócio dele é passear de avião. Governar, que é bom, ele não gosta.

www.oglobo.com.br/pais

" TIREI A ROUPA DO REI "

Os principais trechos do discurso de defesa do ex-deputado Roberto Jefferson:

TRAGO MINHA CABEÇA: Hoje, quando me preparava para este momento, encontrei uma passagem de Derrier, advogado francês, que, diante do tribunal revolucionário, disse: Trago aqui a minha cabeça e minha palavra. Vocês poderão ficar com a primeira, após ouvir a segunda.

ATAQUE AO RELATOR (Jairo Carneiro PFL-BA): O povo do Brasil que julgue o relatório daquele moço que diz que o mensalão não é comprovado. Veja se o relatório dele condiz com o sentimento do povo do Brasil, da mídia nacional, do que está dito hoje aqui no Congresso. Já que ele é o campeão da ética, permito-me contar aqui certa passagem. Seu Carneiro não vai zangar se eu contar. Ele, numa só noite, deu uma canetada, quando chefe da Casa Civil do governo João Durval, e contratou 16 mil pessoas, entre elas a prima da dona Carmen, uma cabo eleitoral dele em Feira de Santana, na Bahia. Ele escreveu isso no papel, e o cara do Diário Oficial, que devia ser do PT, espírito de porco, publicou. Então, ele ficou conhecido na Bahia como o primo da dona Carmen. E vem aqui com essa conversa de ético; 16 mil, numa canetada só, um assalto aos cofres da Bahia.

PALOCCI/BURATTI: Eu não posso evitar que alguém, abusando da confiança ou não ou de uma relação que não tem, peça dinheiro em meu nome.O senhor Rogério Buratti fez isso com o ministro Antonio Palocci: traiu a confiança de S.Exa., pegou dinheiro dizendo que era em nome do ministro Antonio Palocci. Sabemos que não era. O ministro tinha Buratti como amigo, recebia-o em casa, de madrugada, foi seu secretário de governo por quatro anos.Mas não sou amigo do senhor Maurício Marinho. Ele não é do PTB e não tenho relação com ele. Pois bem, para o Buratti, em relação ao ministro Antonio Palocci, é um julgamento, do senhor Maurício Marinho, em relação a mim, é outro.

LULA E O MENSALÃO: Disse ao próprio presidente: presidente, o Delúbio vai botar uma bomba debaixo da sua cadeira. Esse mensalão é um escândalo. Eu nunca vi uma coisa igual na minha história parlamentar.

GOVERNO CORRUPTO: O governo do presidente Lula promoveu - e este é o governo mais corrupto que testemunhei nos meus 23 anos de mandato - o mais escandaloso processo de aluguel de parlamentar.

DIRCEU RUFIÃO: Lula escolheu o ministro José Dirceu como uma espécie de Jeany Mary Corner, o rufião do Planalto, para alugar prostitutas, algo que ele entendia poder fazer na Câmara dos Deputados. Tratou esta Casa como se fôssemos um prostíbulo.

LULA/ GENOINO: Não acuso o presidente Lula de participar de desonestidade, S.Excelência é como José Genoino. Ontem assisti ao Genoino na CPMI, ele assinou empréstimo de R$17 milhões, outro de R$2 milhões, mas não leu. Houve o acordo político-financeiro com todos os partidos da base, o meu em especial. Tratei com ele diretamente, mas ele não se lembra e não fez. O presidente Lula é uma espécie de Genoino na Presidência da República, não sabe o que lê, não sabe o que assina, não sabe o que faz. S.Exa. é o Genoino do Planalto, deu a mãos erradas, a Luiz Gushiken e a José Dirceu, a confiança que o povo do Brasil depositou nele. S.Exa. errou.

LULA PREGUIÇOSO: Meu conceito do presidente Lula é que ele é malandro, preguiçoso. Não sei se já chegou da Guatemala. O negócio dele é passear de avião. Governar que é bom, ele não gosta. E delegou... Se ele não praticou o crime por ação, pelo menos por omissão.

ERIS, DEUSA DA DISCÓRDIA: Ao ler hoje o primeiro capítulo da "Guerra de Tróia", lembrei de Eris, a deusa da discórdia. O governo fez isso conosco na base aliada. Foi ao pomar, pegou um pomo, uma maçã, escolheu a mais bela. Jogou entre nós, os partidos. E fez aqui na Casa o conflito, como se fôssemos o valhacouto de corruptos. Estamos numa guerra fratricida, sanguinária, entre nós, quando a corrupção está na praça do lado de lá. De lá partiu a corrupção. De lá.

RATO MAGRO: Rato magro, hein? (referindo-se ao PT). Quem nunca comeu mel, quando come se lambuza. Rato magro. PC Farias é aprendiz de feiticeiro ante essa gente que assaltou o Brasil! Rato magro!

PROXENETAS E RUFIÕES DE SONHOS: A única coisa que o nosso presidente Lula sustenta é que a política econômica está dando certo. E a social, que os proxenetas de partido, rufiões de sonhos, cafetões da dignidade do Congresso, ofereceram ao povo? Onde está a ética, a moralidade? O PT não rouba e não deixa roubar. Ouvi isso da cúpula do partido. Rouba, mas rouba sozinho. E rouba muito.

REI NU: Tirei a roupa do rei, mostrei ao Brasil quem são esses fariseus, mostrei ao Brasil o que é o governo Lula, mostrei ao Brasil o que é o Campo Majoritário do PT.

Legenda da foto: JEFFERSON NA SESSÃO que cassou seu mandato: emocionado, gesticulando durante o discurso na tribuna e ao lado da mulher, Ana Lúcia (de amarelo), e da filha Cristiane Brasil, vereadora do Rio