Título: ECT: irregularidades em contratos de R$138 milhões
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O País, p. 12

BRASÍLIA. A Controladoria Geral da União (CGU) encaminhou ontem à CPI dos Correios um conjunto de sete relatórios sobre 26 contratos e termos aditivos firmados entre os Correios e outras empresas de 2000 a 2005. Após serem submetidos a auditoria, foram constatadas irregularidades que somam um prejuízo de R$2 milhões aos cofres públicos. Ao todo, os contratos envolvem uma cifra de mais de R$138 milhões.

Nos contratos para a compra de 3.753 computadores, no valor total de R$15,1 milhões, concluiu-se que houve morosidade por parte dos Correios na cobrança de multa de R$27,7 mil a uma das fornecedoras, a empresa Novadata. A punição era em decorrência de atrasos no atendimento à manutenção dos equipamentos. A CGU recomendou a imediata aplicação da multa.

Entre a documentação analisada, apresentaram maiores indícios de irregularidades os contratos de serviços para a reforma e ampliação do prédio do Centro Cultural dos Correios, em São Paulo, no período de 2002 a 2005, e de elaboração de projetos de arquitetura complementares da obra. Foram três contratos no valor de R$26,9 milhões. Desse montante, R$1,95 milhão pode ter sido gasto indevidamente.

Também foram relatadas pela CGU irregularidades nas licitações realizadas para a aquisição de cerca de 387,5 mil pares de tênis para carteiros e motoristas. Em uma outra concorrência, realizada para a locação de 384 computadores portáteis, foi constatada vantagem concedida a algumas empresas.

Contratos firmados em 2004 no valor de R$54,3 milhões para aquisição de 1.520 furgões e outros veículos também apresentaram problemas na licitação, em que apenas um participante foi beneficiado. Outras irregularidades foram observadas ainda em contratos firmados para a aquisição de 58 caminhões, no valor total de R$9,8 milhões.