Título: Ataques ao GLOBO do começo até o fim
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O País, p. 13

Jefferson cita dados falsos sobre dívidas do INSS e empréstimos no BNDES que não existem

BRASÍLIA. Como fez em seu depoimento no Conselho de Ética e já fizera em entrevista à "Folha de S.Paulo" em junho, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) usou parte de seu discurso ontem para atacar O GLOBO. O deputado já dissera que decidiu dar a entrevista sobre o mensalão à "Folha" depois de saber que O GLOBO tinha reportagens denunciando o esquema que montara nas estatais - e que jamais foram desmentidas. Ontem, ele chamou profissionais e dirigentes do jornal de "politicamente amorais".

Nos ataques ao GLOBO, Jefferson começou dizendo que seu avô já falecido, Ibrahim, lia o jornal e dizia:

- Meu neto, atrás de toda manchetona escandalosa, tem um interesse maior e mais escandaloso. E completou:

- O jornal que vive de manchete escandalosa, de libelos, quer acertar sempre com o governo; quanto mais panfletária é a manchete, maior é o cheque que vão sacar no banco oficial. Refiro-me ao jornal O GLOBO. Na área econômica, na área cultural, na área de esporte, não tenho nada a dizer do GLOBO, mas politicamente é um jornal amoral. Falido, se fiou sempre nos cofres públicos, nas contas do povo.

O deputado ainda acusou o jornal de ser devedor do INSS:

- O GLOBO deve mais de R$1,2 bilhão. Está lá na superintendência da Polícia Federal o processo por apropriação indébita porque é da parte do trabalhador, e a Polícia Federal não prende ninguém de lá. Da Schincariol mete a algema; no GLOBO, o rabo entre as pernas - disse.

E continuou os ataques a profissionais das Organizações Globo:

- Não sei, não consigo entender por que. Será que é a espera de elogios no Jornal Nacional ou daquela coleção olímpica de grandes intelectuais que assinam coluna no jornal? Dois bilhões e 800 milhões de reais já levou do BNDES, às custas do Brasil, para não fechar, porque sacou dois bilhões de dólares à época do governo Fernando Henrique, quando o dólar era um por um, e hoje deve o que não pode pagar, mas vende a manchete política.

Ao falar sobre as denúncias envolvendo o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, insinuou que o jornal usa dois pesos e duas medidas, minimizando reportagens contra o governo.

- Pois bem, para o Buratti, em relação ao ministro Antônio Palocci, é um julgamento. Do senhor Maurício Marinho, em relação a mim, é outro.Tenho visto neste jornal famoso, O GLOBO, que escreve assim com a letrinha miudinha essas coisas: só para a presidência dos Correios o Marcos Valério ligou mais de 155 vezes; o Delúbio também.

Por fim , disse que José Dirceu não tem mais influências sobre o jornal, ao contrário do que afirmara no começo da crise.

BNDES contesta deputado

Em nota, o BNDES contestou Roberto Jefferson:

"A propósito de declaração feita hoje, da tribuna da Câmara, pelo deputado Roberto Jefferson, o BNDES informa: a) É absolutamente improcedente a afirmação de que o BNDES liberou crédito de R$2,8 bilhões para as Organizações Globo. b) Embora, como ocorre com todas as empresas radicadas no Brasil, as Organizações Globo tenham o direito de pleitear créditos ao BNDES - que examinará o mérito e decidirá de acordo com as regras da instituição - tal pleito não ocorreu. Ou seja, as Organizações Globo não pediram e o BNDES não concedeu o alegado crédito. c) O expediente a que se refere a "denúncia" do deputado (fantasioso não fosse) teria de submeter-se a várias etapas de análise pelos escalões técnicos do BNDES até a aprovação final pela diretoria. Nada disso aconteceu. d) Não é a primeira vez que o deputado Roberto Jefferson mente sobre este mesmo assunto da tribuna da Câmara. E insiste na inverdade, apesar do cabal e oportuno desmentido do BNDES".

NOTA DA REDAÇÃO

Nenhuma das três acusações do ex-deputado Roberto Jefferson ao GLOBO é verdadeira. 1) O jornal não possui qualquer débito com o INSS e está inteiramente em dia com suas contribuições. 2) Da mesma forma, é totalmente fantasiosa a versão de que o jornal fez matérias sobre o ex-deputado baseado numa suposta dependência da publicidade do governo federal. A participação da verba oficial federal na carteira de anunciantes do jornal é de apenas 2,5% e o GLOBO tem uma linha editorial, expressa publicamente nos seus Princípios e Valores, de total independência de governos. 3) Por fim, as recorrentes afirmações do ex-deputado quanto a débitos com o BNDES já foram cabalmente desmentidas, pelo próprio banco (veja nota ao lado), e pelas Organizações Globo, mas o pouco apreço de Jefferson pelos fatos o faz repetir indefinidamente essa falsa informação. Não há qualquer débito da empresa com o BNDES. O fato de O GLOBO ter produzido reportagens - nunca desmentidas - que desagradaram ao deputado e o levaram a perder o mandato por falta de decoro, mostrando a extensão do esquema que montou nas empresas estatais, não permite que ele se afaste da realidade dos acontecimentos.

Legenda da foto: UMA DAS REPORTAGENS que desagradaram ao deputado Jefferson