Título: 'Votei como espero que não votem no meu caso'
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O País, p. 13

Acusado por Jefferson de ser chefe do mensalão, Dirceu fica à frente de petebista na fila de votação e ri da situação

BRASÍLIA. O deputado José Dirceu (PT-SP) ficou apenas 33 minutos na sessão do plenário da Câmara que cassou o mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Ele chegou ao plenário às 19h25m e entrou na fila para pegar a cédula de votação. Dirceu e Jefferson não se encontraram, mas quando Dirceu esperava sua vez de entrar na cabine para receber a cédula, Jefferson, que estava em outra fila, mudou-se para onde estava Dirceu e colocou-se imediatamente atrás do petista.

Jefferson e Dirceu riam da situação, mas o petista não olhou para trás. Depois disse que não tinha reparado que Jefferson estava às suas costas.

- Conheço Roberto Jefferson de outros carnavais! - disse Dirceu, negando ter visto na televisão o discurso de defesa dele.

Brincadeiras com suplente

Acusado por Jefferson de ser o chefe do mensalão, o petista informou que passou a tarde em reunião com seus advogados, que interrompeu quando a votação começou. Dirceu tinha aparência tranqüila e foi cumprimentado por vários deputados. Parecia bem humorado e até brincou com o seu suplente, Ricardo Zaratini (PT-SP).

- O Rosinha (deputado do PT-PR) está dizendo que o Zaratini já está de broche de deputado esperando eu ser cassado - disse.

O ex-chefe da Casa Civil votou às 19h50m e, ao sair do plenário, foi cumprimentado por deputados. A Ricardo Berzoini (PT-SP) perguntou como estava a campanha para a presidência do PT. Depois disse a seu assessor de imprensa, Nelson Breve, que não falará sobre o resultado da votação de Jefferson.

Do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), ouviu que seu sentimento era o de que Jefferson poderia não ser cassado. Dirceu ficou surpreso e comentou que, se isso ocorresse, a Câmara viraria um pandemônio. Na saída, encontrou o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) e um repórter lhe perguntou se estava tudo bem.

- Tudo bem. Como diz minha mãe, tudo bem mal - disse Dirceu, rindo.

Perguntado como votou na sessão, o petista respondeu:

- Votei como espero que não votem no meu caso!

"O (deputado) Rosinha está dizendo que o Zaratini (suplente) já está de broche de deputado esperando eu ser cassado"

"Conheço o Roberto Jefferson de outros carnavais!"

JOSÉ DIRCEU

Deputado (PT-SP)

Legenda da foto: O DEPUTADO E EX-MINISTRO José Dirceu no plenário da Câmara, antes de votar pela cassação do mandato de Roberto Jefferson