Título: CPI DEVE CONVOCAR DIRETOR DA ELETRONORTE
Autor:
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O País, p. 13

Eletrobrás, Susep e IRB divulgam nota sobre denúncias de favorecimento à Interbrazil

BRASÍLIA.O presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que a comissão deve votar hoje o requerimento apresentado pelo deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) para convocar Adhemar Palocci, diretor da Eletronorte e irmão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Também será votada a convocação de André Luiz Marques da Silva, dono da Interbrazil, seguradora que teria sido beneficiada por contratos com estatais.

Segundo o "Jornal Nacional", a Interbrazil está sendo investigada por ganhar seguros de estatais do setor elétrico após ter contribuído para as campanhas eleitorais de petistas em Goiás e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fornecedores disseram que Adhemar Palocci autorizava os pagamentos.

O presidente da Interbrazil, André Marques da Silva, admitiu a ajuda aos petistas em troca de informação para contratos.

A Eletrobrás divulgou nota ontem, na qual afirma que Adhemar Palocci "é, desde março de 2005, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte" e que "os contratos mencionados foram assinados dois anos antes de sua posse".

Também em nota, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), responsável por fiscalizar as seguradoras, esclarece que "tomou conhecimento de denúncias e as apurou de forma absolutamente imparcial", o que resultou na cassação da autorização da Interbrazil para operar.

Já a diretoria do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) respondeu em nota às declarações de Roberto Jefferson no discurso que fez ontem antes do início da votação de sua cassação na Câmara. "O IRB formalizou notícias de crime junto ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual no dia 1º de março de 2005", diz o texto.