Título: MINISTÉRIO PÚBLICO VAI ENTRAR COM AÇÃO CONTRA DUDA
Autor: Adauri Antunes Barbosa/Flávio Freire
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O País, p. 15

Biondi e pelo menos dois bancos também serão processados

SÃO PAULO e SALVADOR. O Ministério Público Estadual de São Paulo decidiu entrar com ação contra os publicitários Duda Mendonça e Nelson Biondi, que fizeram campanhas eleitorais para Paulo Maluf, e pelo menos dois bancos, cujos nomes não foram revelados.

- Duda e Biondi serão ouvidos como testemunhas, até o próximo mês. Estamos estudando também a possibilidade de pedir a quebra do sigilo bancário de suas contas no exterior. Creio que em seis meses teremos isto tudo pronto - afirmou o promotor de Justiça Sílvio Marques, que atua nos casos contra Maluf.

Os dois publicitários foram citados pelo doleiro Vivaldo Alves, o Birigüi. Apontado como operador do dinheiro da família Maluf no exterior, Birigüi disse em seu depoimento ter movimentado US$161 milhões para Maluf e seu filho Flávio. Os pagamentos aos publicitários teria sido feito pelo esquema de Birigüi: ele diz que transferiu US$5 milhões para Duda numa conta do City Bank de Nova York.

Em julho, Birigüi deu detalhes de depósitos feitos no exterior aos publicitários em depoimento à PF. Segundo ele, Duda, que fez a campanha de Maluf em 98, era sócio de Biondi.

- Era no Citibank. Chamava-se conta Eleven - disse.

Em Salvador, no segundo depoimento à PF, Duda Mendonça manteve a versão de que abriu a conta Dusseldorf nas Bahamas por exigência de Marcos Valério, para receber o pagamento pela campanha política do PT.

Duda Mendonça depôs como testemunha. Ele não foi indiciado. Na manhã de hoje será colhido o depoimento de sua sócia, Zilmar Fernandes.