Título: FMI RECOMENDA MAIS REFORMAS INSTITUCIONAIS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 15/09/2005, Economia, p. 29

Proposta do Fundo é dirigida a emergentes. Organismo elogia metas de inflação no Brasil

WASHINGTON. Os países em desenvolvimento devem fortalecer suas instituições nacionais para acelerar o crescimento econômico e reduzir a pobreza, o que até mesmo as nações mais pobres podem conseguir, recomendou ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI). No relatório semestral "Panorama Econômico Mundial", o organismo apontou duas condições para o bom funcionamento das instituições: a ausência de monopólios sobre os recursos naturais e uma situação política em que haja controles sobre aqueles que detêm o poder.

"A transição para boas instituições tem mais probabilidade de ocorrer em países com alto grau de responsabilidade política, maior nível de educação e que estejam em regiões onde o quadro institucional seja relativamente bom", afirmou o FMI em seu relatório.

O Fundo também elogiou o estabelecimento de metas de inflação, praticado nos últimos anos por vários países em desenvolvimento, entre eles o Brasil. No entender da instituição, a medida foi mais efetiva que outras estratégias e não reduziu o crescimento econômico.