Título: CANADENSES ENCONTRAM PETRÓLEO EM CAMPOS
Autor: Juliana Rangel
Fonte: O Globo, 15/09/2005, Economia, p. 32

EnCana descobre nova jazida com potencial de até 200 milhões de barris de óleo pesado no Norte Fluminense

A canadense EnCana anunciou ontem uma descoberta de petróleo promissora no bloco BMC-7, na Bacia de Campos, após um teste de produção finalizado na semana passada. De acordo com o diretor-geral da empresa no Brasil, Julio Moreira, estima-se que um único poço, no campo apelidado de Chinook, possa produzir cinco mil barris de petróleo por dia. Sua parceira no projeto, a americana Kerr McGee, estima que as reservas do campo fiquem entre cem milhões e 200 milhões de barris, mas a primeira extração comercial só deverá acontecer em 2009 ou 2010.

Moreira contou que o grande desafio da empresa era conseguir extrair o petróleo, extremamente pesado:

- Fizemos o teste na semana passada e conseguimos extrair o óleo. Ficamos felizes porque a extração de petróleo pesado é justamente a nossa especialidade. É possível que declaremos a viabilidade comercial da descoberta até o fim do ano.

O teste foi feito no poço 3-ENC-RJS e resultou na extração de 1.800 barris por dia. A quantidade foi limitada pela capacidade dos equipamentos, de acordo com a EnCana.

Empresa ainda não sabe se vai exportar o petróleo

Este é o terceiro poço escavado pela empresa no bloco. A companhia planeja perfurar mais um poço para delimitar a área do novo campo.

- Estamos com problemas para o aluguel de sonda. Estão todas ocupadas no momento - contou Moreira.

O executivo disse que a EnCana ainda não decidiu se o petróleo extraído aqui será exportado ou vendido no país:

- É um óleo muito pesado e, por isso, não sabemos se teremos mercado aqui. Mas se tivermos, por que não vender para o Brasil?

A EnCana tem participações em outros oito blocos no Brasil, sete dos quais são operados pela Petrobras. Até agora, a única operadora internacional produzindo petróleo no Brasil é a anglo-holandesa Shell, no campo Bijupirá e Salema, na Bacia de Campos, com 40 mil barris por dia. A americana Devon também anunciou planos de produzir até 50 mil barris por dia no campo de Polvo, a partir de 2007.