Título: FUJIMORI RECEBE PASSAPORTE PERUANO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/09/2005, O Mundo, p. 36
Exilado em Tóquio, ex-presidente diz que vai concorrer de novo em 2006
LIMA e TÓQUIO. O ex-presidente Alberto Fujimori, que fugiu para o Japão em 2000 acusado de corrupção, recolheu ontem seu passaporte peruano no Consulado do Peru em Tóquio, onde se exilou aproveitando-se de sua nacionalidade japonesa. Fujimori, de 67 anos, disse que pretende se candidatar à Presidência novamente nas eleições de 2006.
O partido de Fujimori no Peru anunciou que vai inscrevê-lo na corrida eleitoral em janeiro, quando vence o prazo para o registro das candidaturas. A Justiça peruana processa o ex-presidente por crimes de lesa-Humanidade, pelos massacres de Barrios Altos e da Universidade La Cantuta, cometidos em 1991 e 1992 por um esquadrão da morte. Ao todo, ele enfrenta 22 processos.
Processos por peculato e formação de quadrilha
Fujimori também é processado por formação de quadrilha e peculato (roubo de dinheiro público). O procurador anticorrupção, Antonio Maldonado, disse que o fato de Fujimori ter recolhido seu passaporte demonstra que ele é peruano e deve ser julgado pela Justiça do país.
- Fujimori usa dois pesos e duas medidas: refugia-se em sua nacionalidade japonesa para evadir a Justiça e se declara peruano para ser candidato, criando assim confusão porque pretende ter um espaço político que não lhe corresponde pela cassação de seus direitos políticos por dez anos pelo Congresso - disse ele.
Por sua vez, a Chancelaria peruana também reagiu à atitude de Fujimori num comunicado: "Esta nova ação de Fujimori põe em evidência, uma vez mais, sua sistemática conduta fraudulenta e ambivalente, consistente em reivindicar sua nacionalidade peruana para tentar exercer direitos políticos, a cujo exercício se encontra inabilitado."
O vice-presidente peruano, David Waisman, acusou o Japão de não ter moral por recusar-se a extraditar Fujimori.
Legenda da foto: FUJIMORI EXIBE seu passaporte peruano em Tóquio: exilado no Japão