Título: CONSELHO TENTA AGILIZAR PROCESSO
Autor: Jorge Bastos Moreno
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 3

BRASÍLIA. O processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), terá tratamento especial no Conselho de Ética. O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse que pretende indicar dois integrantes do órgão para acompanhar o caso do presidente da Câmara, acusado de receber propina do empresário Sebastião Buani para prorrogar o contrato de exploração de um dos restaurantes da Casa.

Izar justifica que se trata de uma medida para não atrasar os trabalhos do Conselho que, segundo afirma, ficaram comprometidos após o Supremo Tribunal Federal conceder liminar favorável à suspensão dos processos contra deputados petistas.

¿ Quero indicar um relator e um sub-relator para o processo contra o presidente Severino, já que o caso exige todo o cuidado e rapidez necessários. Com isso, a gente ganha tempo porque eles podem marcar oitivas no mesmo dia com a presença mínima de três deputados em cada uma delas ¿ explicou o presidente do Conselho, tentando apressar o processo.

Caso Severino de fato renuncie ao mandato, porém, o processo é suspenso no Conselho de Ética e o atual presidente da Câmara escapa de ter os direitos políticos suspensos por oito anos.

Ricardo Izar já tem dois nomes em vista para as tarefas: os deputados Nelson Trad (PMDB-MS), como sub-relator, e Edmar Moreira (PL-MG), como relator principal.

¿ São dois parlamentares experientes que podem trabalhar com exatidão e rapidez ¿ disse Izar.

A partir do momento que chegar ao Conselho de Ética as 17 representações contra deputados, o deputado Ricardo Izar terá um problema pela frente: os integrantes titulares do Conselho são apenas 15. Alguns terão que relatar mais de um processo e os suplentes poderão ser convocados.

www.oglobo.com.br/pais