Título: Diante de impasse, partidos já negociam sucessão de Severino
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 4

Presidente da Câmara vai consultar as bases em Pernambuco no fim de semana

BRASÍLIA. Os partidos políticos continuam se articulando para a sucessão do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), embora ele tenha adiado para a próxima semana sua decisão. Enquanto Severino mantém o impasse sobre sua saída do cargo, PSDB e PFL ainda trabalham para que ele se licencie da presidência, permitindo que o primeiro vice-presidente, o deputado Thomaz Nonô (PFL-AL), assuma o comando da Casa. Tucanos e pefelistas consideram que Nonô é uma solução quase natural para a sucessão na Câmara.

Aos que o visitaram ontem, Severino disse que pode renunciar ao mandato ou responder ao processo por quebra de decoro no cargo de presidente. Vai amadurecer a decisão ao longo do fim de semana.

¿ O presidente disse que tomará a decisão antes da reunião da Mesa Diretora. Ele disse que pode renunciar ao mandato, mas vai consultar sua base em Pernambuco no fim de semana em conversas por telefone ¿ contou o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), que esteve com Severino.

¿ Nós teremos um candidato próprio à presidência da Câmara ou apoiaremos um terceiro. O PFL e o PSDB estão trabalhando juntos ¿ disse o líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ).

¿A alternativa da licença não existe para ele¿

O próprio Nonô tratou desse assunto com Severino, ontem de manhã, mas o presidente da Câmara descartou a licença. Ao meio-dia, numa conversa com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), os líderes do PL, Sandro Mabel (GO), e do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), e os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Eduardo Campos (PSB-PE), Severino deu a entender que estava dividido entre permanecer no cargo e enfrentar o processo ou renunciar para garantir seus direitos políticos e disputar as eleições para a Câmara em 2006.

¿ A alternativa da licença não existe para ele. É forte a hipótese de ele enfrentar o processo no cargo ¿ afirmou Renildo Calheiros.

Mas se tucanos e pefelistas se encaminham para tentar eleger Thomaz Nonô para a presidência da Câmara, os petistas e líderes dos partidos da base do governo tentam se organizar para chegar a um nome de consenso.

¿ O país está à beira de uma crise institucional que não interessa a ninguém. O Severino ainda tem 15 meses de mandato. É um período longo demais para alguém que não foi eleito assumir a presidência ¿ afirmou o líder do PT, Henrique Fontana (RS), rejeitando a permanência de Nonô na presidência em caso de licença de Severino.

Cardozo: PT age com cautela porque teme repetir erros

As alternativas mais fortes entre os petistas para a sucessão de Severino são os deputados Sigmaringa Seixas (DF) e José Eduardo Cardozo (SP), contra quem existem resistências internas no partido. O líder Arlindo Chinaglia também seria opção apoiada pelo Planalto. Uma ala da oposição já trabalha com a possibilidade de um petista ocupar a presidência, mas quer compromissos de que o eleito não atropele a oposição e nem se submeta ao governo Lula.

¿ Nós estamos agindo com cautela. Não queremos repetir nossos erros. Antes de apresentar candidaturas, temos que conversar com a base aliada e os partidos de oposição. Não podemos tentar impor, mas articular um nome capaz de representar a Casa ¿ disse José Eduardo Cardozo.

Correndo por fora, o PMDB tenta viabilizar a candidatura do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que seria apresentado como solução de consenso. Mas esta alternativa está esbarrando em resistências no PT, no PSDB e no PFL. Os petistas o consideram um candidato de oposição, os tucanos têm dificuldade em assimilar um adversário na política paulista e os pefelistas temem que Michel se atrele politicamente à candidatura presidencial de Anthony Garotinho. Os três partidos também não gostariam que o PMDB acumulasse as presidências da Câmara e do Senado. Mesmo assim, as portas não foram totalmente fechadas pela oposição.

¿ Michel Temer é uma hipótese ¿ comentou o líder do PSDB, Alberto Goldman (SP).