Título: PF TEM PISTAS DE CONTA DE DUDA NA SUÍÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 8

Em depoimento à polícia na Bahia, publicitário só reconhece conta nos EUA

BRASÍLIA e SALVADOR. Depois da descoberta da conta Dusseldorf no BankBoston nos Estados Unidos, a Polícia Federal encontrou indícios de que o publicitário Duda Mendonça tem conta bancária na Suíça. Uma das indicações é o registro de uma transação entre a Agata Internacional, conta administrada por doleiros de São Paulo, e uma conta que estaria em nome de Duda na Suíça. Os investigadores do mensalão já identificaram três contas em nome dele.

Em depoimento à PF na Bahia, na quarta-feira, Duda reconheceu que é dono apenas da Dusseldorf e que gastou todo o dinheiro que mantinha na conta. Na CPI dos Correios, Duda disse que depositou na Dusseldorf US$10 milhões que recebera de Marcos Valério de Souza por serviços prestados a campanhas do PT em 2002 e 2003.

Quebra de sigilo bancário de 16 pessoas físicas e jurídicas

O Ministério da Justiça pedirá até o fim da semana a quebra do sigilo bancário de 16 pessoas físicas e empresas, em Nova York e Miami nos Estados Unidos, que têm contas ligadas aos depósitos feitos na conta de Duda Mendonça no exterior. A informação foi dada pela coordenadora-geral de recuperação de ativos da pasta, Wannine Lima.

Duda está sendo investigado por suposto crime de evasão de divisas e sonegação fiscal ao ter recebido R$10 milhões numa conta em Miami em nome da Dusseldorf, off-shore aberta por ele nas Ilhas Bahamas. O dinheiro veio do esquema do empresário Marcos Valério e do então tesoureiro do PT Delúbio Soares.

A CPI dos Correios aprovou requerimento para que sejam bloqueadas as contas no exterior em nome de Duda e de sua sócia Zilmar Fernandes e de empresas ligadas aos dois.

Em Salvador, o delegado da PF Luiz Gustavo Góes decidiu pedir a quebra do sigilo bancário e fiscal da conta Dusseldorf, pois vê contradições entre os depoimentos de Duda Mendonça, sua sócia Zilmar Fernandes, e de Marcos Valério. Zilmar foi ouvida ontem, mas saiu sem falar com a imprensa. O advogado Tales Castelo Branco afirmou que a conta Dusseldorf já foi encerrada e que seus clientes não dispõem de outra movimentação bancária no exterior.