Título: A CPI do vizinho
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 9

Blog relata festa com clima de velório na casa de Jefferson

BRASÍLIA. O agora cantor Roberto Jefferson deverá deixar nos próximos dias o bloco de apartamentos da Câmara que habita sozinho, mas um vizinho que monitora seus passos 24 horas por dia e relata o que vê num blog promete vigiá-lo até o último minuto. Foi o publicitário Ricardo Serran Lôbo quem assistiu, por exemplo, ao protesto de um grupo de jovens que, na madrugada após a cassação, juntou-se em frente ao prédio para fazer uma verdadeira serenata de xingamentos: ¿Jefferson ladrão¿, ¿bandido do mensalão¿ e ¿corrupto da nação¿, gritavam. Mas, antes, Jefferson recepcionou com espumante e vinhos variados, queijos, pães e frutas os cerca de 50 amigos e parentes do Rio e parlamentares que foram lhe levar consolo.

¿ Na casa do Roberto Jefferson, todo mundo bebe champanhe todo dia, mas ontem estavam cabisbaixos, ressabiados, parecia um velório. A festa no apê desta vez nada se parecia com a do dia do depoimento dele na CPI, quando estavam todos às gargalhadas e falando alto, em euforia total ¿ disse Ricardo, que no blog escreveu que a festa ¿acabou cedo, por volta de meia-noite e meia¿.

Segundo Ricardo, os jovens manifestantes, que haviam sido afugentados pela polícia, voltaram ao prédio na manhã de ontem e se esconderam atrás de um bloco próximo. Prometiam esperar Jefferson descer para um acerto de contas.

¿ Eles diziam que queriam dar umas porradas nesse bandido, um dos maiores ladrões do país ¿ contou Ricardo, que vigiava tudo da sua janela.

O publicitário diz que o ex-deputado será seu vizinho até o fim do mês e que ¿deve ficar este fim de semana em Brasília para começar a arrumar sua mudança¿. A amigos, Jefferson teria afirmado que vai viajar para descansar:

¿ Sabia que era difícil, mas esperava um resultado melhor. O governo jogou pesado.

O ex-deputado também exibiu aos convidados pesquisas de opinião que mostrariam que 70% da população queriam sua absolvição. Agora, quer que a filha vereadora Cristiane Brasil capitalize a tal popularidade. Nas próximas eleições ela se candidata a deputada federal para tentar ocupar a vaga do pai.

Se a madrugada na quadra 302 Norte foi tumultuada, Jefferson teve um dia mais tranqüilo. Acordou por volta de 6h e fez ginástica. Às 9h as professoras de canto Denise Tavares e Kátia Almeida chegaram. O hit ¿Nervos de aço¿ foi momentaneamente abandonado.

¿ Ele estava naturalmente cansado e abatido por causa do estresse da véspera, mas já esperava o resultado. Escolheu um repertório light, com canções românticas americanas. Ele cantou ¿Perhaps Love¿, de que gosta muito ¿ contou Cátia.

À tarde ele se reuniu com advogados e com seu suplente, Fernando Gonçalves (PTB-RJ). Mas antes deu até entrevista ao vizinho. ¿Deputado, sou seu vizinho e criei um blog onde narro seu cotidiano 24 horas por dia. Sendo a primeira personalidade pública do país a ter esse acompanhamento quase em tempo real, como o senhor se sentiu?¿, perguntou Ricardo. Segundo o blog, Jefferson respondeu: ¿Sem problema e acho que o senhor fez um grande serviço, só tenho que parabenizá-lo pela iniciativa¿. E Ricardo ainda promete:

¿ Cassaram o mandato do vizinho, mas ainda não cassaram o Vizinho do Jefferson.