Título: JEFFERSON VAI PEDIR SUA APOSENTADORIA À CÂMARA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 10

Ex-deputado diz que continuará militando no PTB e lutará para partido se afastar do governo

BRASÍLIA. O ex-deputado Roberto Jefferson disse ontem que vai requerer aposentadoria à Câmara, a exemplo do que fez o ex-presidente do PT José Genoino, e que voltará a advogar para se sustentar. Durante entrevista na sede do PTB, tendo ao seu lado o presidente do partido, Flávio Martinez, e o líder na Câmara, José Múcio (PE), Jefferson disse que continuará militando no PTB e que lutará para que o partido se afaste do governo Lula.

¿ Com esses caras, não. Com todo mundo, menos com o bode barbudo. O PTB tem que ir para a oposição ¿ disse.

Cobrança para que Mares Guia deixe o ministério

O deputado cassado repetiu suas críticas ao presidente Lula, ao deputado José Dirceu e ao PT, e pediu que o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, deixe o partido se quiser permanecer no governo. Relatou que Walfrido o havia advertido que sairia do PTB caso ele batesse no presidente Lula e, agora, quer que o ministro cumpra com sua palavra.

¿ É hora de Walfrido fazer isso, senão vai reduzir o PTB ao Ministério do Turismo, um traque, e o PTB não é um traque ¿ afirmou Jefferson.

Ele disse que acredita que será o único a perder o mandato.

¿ Acho que vou ser o único cassado. Ninguém será mais. Vamos para a eleição, deixa que o povo faça isso ¿ disse Roberto Jefferson.

Apesar de Jefferson se considerar fora da vida política, seus advogados entraram com ação no STF pedindo que seja suspensa a decisão do plenário da Câmara e arquivado o processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Seus advogados argumentam que sua cassação viola o princípio da imunidade parlamentar e que não houve amplo direito de devido e nem observado o devido processo legal.

¿Estou assim, meio aidético¿

Jefferson anunciou que vai retirar a representação contra o líder do PL, Sandro Mabel (GO), pois avalia que não há contra ele uma prova robusta. Mas informou que manterá a representação contra Dirceu. O ex-deputado disse ainda que caiu de pé e que fez as coisas do seu jeito e, por isso, sentia-se aliviado depois de cinco meses, mas apesar disso uma frase solta revelou o quanto se sentia desconfortável:

¿ Estou assim, meio aidético. Tenho evitado desgastar as pessoas com a minha presença.

Ontem, no gabinete que foi de Jefferson, a foto dele estava no chão, perto da lixeira.