Título: GONÇALVES LEVA CERTIDÃO NEGATIVA PARA SUA POSSE
Autor:
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 10

Envolvido em caso de estelionato, substituto de Roberto Jefferson diz que processo foi arquivado

BRASÍLIA. Envolvido em denúncias de tráfico de influência e condenado por estelionato em 2004 ¿ condenação posteriormente anulada ¿ o suplente Fernando Gonçalves chegou ontem à Câmara dos Deputados para tomar posse na vaga de Roberto Jefferson munido de uma certidão negativa da Justiça Federal do Rio. O gesto teve um sentido político, já que o documento não consta entre as exigências da Câmara para a posse. Perguntado sobre as denúncias, o novo deputado foi enfático:

¿ Não tenho condenação alguma. Quem não deve não teme ¿ afirmou.

O petebista foi condenado em primeira instância por fraude em autorizações de internação hospitalar pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao Hospital Escola São José, em Mesquita, município da Baixada. A pena, de um ano e oito meses de prisão, foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa de 40 salários-mínimos. Mas, segundo ele, o processo, que era de 1990, prescreveu e foi arquivado.

A acusação de tráfico de influência surgiu quando Gonçalves foi flagrado em escutas feitas pela Polícia Federal pedindo a liberação de um carro com IPVA atrasado a um inspetor da Polícia Rodoviária.