Título: DELÚBIO E SÍLVIO TROCARAM 84 TELEFONEMAS COM CONSTRUTORAS
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 11

CPI dos Correios descobre também 23 ligações entre empresa de Duda Mendonça e as de Marcos Valério

BRASÍLIA. Em meio a 2,8 milhões de ligações feitas pelas pessoas que estão sob investigação, a CPI dos Correios encontrou uma série de contatos feitos pelos ex-dirigentes petistas Delúbio Soares e Sílvio Pereira com duas grandes construtoras, a Norberto Odebrecht e a OAS. As ligações chamaram a atenção dos parlamentares da CPI.

No total, são 84 telefonemas entre as duas empresas e os petistas nos últimos cinco anos. Outra revelação feita pela quebra do sigilo telefônico dos investigados é a quantidade de troca de ligações entre a Duda Mendonça & Associados e as empresas de Marcos Valério, responsável pelo pagamento de R$10 milhões numa conta do publicitário baiano em Miami.

Muitas ligações entre agência de Duda e Valério

Foram 23 ligações. Oito da empresa de Duda para a SMP&B e outras 15 da DNA, outra agência de Valério e da própria SMP&B, para a Duda Mendonça & Associados. A troca de ligações telefônicas entre a Brasil Telecom ¿ empresa que passa por uma disputa entre seus sócios, 11 fundos de pensão ligados a estatais e o grupo Opportunity ¿ as agências de Valério e Delúbio Soares também vai ser investigada. A companhia telefônica, gerida por executivos ligados ao Opportunity, recebeu 18 ligações de Delúbio, 28 da DNA e 148 da SMP&B. No mesmo período, de seus telefones foram feitas 182 chamadas para o ex-tesoureiro petista, 47 para a DNA e 158 para a SMP&B. A Telemig Celular e a Amazônia Celular, empresas controladas também pelo Opportunity, são clientes das agências de Valério.

Odebrecht foi cliente da DNA de Marcos Valério

A Odebrecht também está entre as empresas que já fizeram pagamentos à DNA por terem sido clientes da empresa. De acordo com os dados referentes à quebra do sigilo telefônico dos petistas, a construtora recebeu três ligações de Sílvio Pereira e ligou 28 vezes para ele. Já a OAS fez 35 ligações para Silvinho, apelido do petista, e recebeu 16 ligações dele e outras duas do ex-tesoureiro Delúbio Soares.

¿ Isso só vai confirmando aquilo que já era de certa forma sabido: que o Sílvio e o Delúbio tinham uma profunda articulação nos setores privados que tinham interesses governamentais. Eles eram uma espécie de ponta de lança do governo com o setor privado e sempre prontos a resolver os problemas ¿ afirmou ontem o vice-líder do PSDB, Eduardo Paes (RJ), um dos integrantes da CPI dos Correios.