Título: Churrasco do PT vira festa pela cassação
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 16/09/2005, O País, p. 11

Agora, cada um pagou o seu

BRASÍLIA. A festa numa churrascaria de Brasília de adesão à candidatura do deputado Ricardo Berzoini (SP) à presidência do PT, anteontem à noite, acabou sendo palco de comemorações pela cassação do algoz Roberto Jefferson (PTB-RJ). O encontro de integrantes do Campo Majoritário em defesa de Berzoini na eleição de domingo também marcou os novos tempos do PT: a churrascaria Porcão, cenário de festa patrocinada do Banco do Brasil, foi trocada por uma mais simples, a Churrascaria do Lago. E cada convidado (inclusive Berzoini) tinha sua comanda e pagava a conta na saída, com a comida a R$19 por cabeça.

A notícia da cassação de Jefferson chegou à churrascaria quando Berzoini estava na mesa de autoridades, ainda na fase dos discursos. Foi o deputado Vicentinho (PT-SP) que chegou com a notícia da cassação de Jefferson, imediatamente anunciada no microfone. Alguns petistas aplaudiram e brindaram. De um grupo mais entusiasmado, um petista, não identificado, gritou: "aqueles que votavam contra o Campo Majoritário gostavam de Roberto Jefferson". Referia-se ao discurso de Jefferson que atacou o Campo Majoritário e chamou seus dirigentes de corruptos.

¿ Não houve comemoração. Houve apenas algumas palmas. Mas o placar foi emblemático: 313 votos a favor, com 13 abstenções ¿ disse Berzoini, numa referência ao número 13 do PT.

¿ Eu diria que foi um misto de encontro e comemoração ¿ acrescentou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, único ministro petista que prestigiou a festa de Berzoini,

Também passaram pela churrascaria o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o deputado Paulo Delgado (PT-MG) e a senadora Ideli Salvati (PT-SC), que chegou depois das 22h. A maioria dos presentes era de militantes petistas que estão trabalhando no governo federal.

Berzoini disse que o encontro não era para arrecadar fundos e sim para mobilizar a militância.

¿ Aqui, cada um paga sua conta, inclusive eu ¿ apressou-se a dizer Berzoini ao ser perguntado sobre quem estava pagando a festa.

A tendência Democracia Socialista, outra ala do PT, organizou ontem à noite uma festa pela candidatura de Raul Pont (PT-RS) à presidência do partido.