Título: AINDA RESTAM 2 LADRÕES DA QUADRILHA
Autor: Aba Claudia, Cristiane de Cássia e Jorge Martins
Fonte: O Globo, 16/09/2005, Rio, p. 13

Chefe de Polícia Civil, no entanto, diz que o bando foi desarticulado

Com a morte do assaltante Pedro Dom, o chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins, acredita ter desarticulado definitivamente a quadrilha de assaltantes que aterrorizava moradores da Zona Sul, da Barra da Tijuca e, ultimamente da Ilha do Governador. Segundo investigações da polícia, do bando teriam restado apenas José Alexandre dos Santos Mendes, o Xandão, que abrigava Pedro Dom na Rocinha, e Mário Duarte Pereira Junior, o Marinho do Leme.

O chefe de Polícia Civil disse que José Alexandre e Mário estão agora sem estrutura para reorganizar uma outra quadrilha e praticar novos assaltos. Álvaro Lins explicou que Xandão não tem muita experiência para montar rapidamente uma nova gangue. Já Marinho do Leme, de acordo com as investigações da polícia, teria se afastado recentemente da quadrilha de Pedro Dom.

A polícia está investigando ainda uma mulher identificada apenas como Ângela, que seria mãe do filho de Pedro Dom e que responde a um inquérito por furto. Há suspeitas de que a mulher possa também fazer parte da quadrilha de alguma forma.

A desarticulação da quadrilha de Pedro Dom, segundo o delegado Eduardo Freitas, começou com a prisão de nove integrantes de uma quadrilha de roubos a residências na noite de 5 de setembro. Parte dos bandidos também praticava assaltos com Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom.

Álvaro Lins acrescentou que os policiais continuam as investigações para prender outro integrante da quadrilha de Pedro Dom.

¿ Esta operação serve de exemplo para todos os bandidos. Bandido não pode criar notoriedade no Rio. A polícia vai continuar trabalhando com inteligência ¿ concluiu Álvaro Lins.