Título: DECRETADA PRISÃO DE 15 PMS FLAGRADOS RECEBENDO PROPINA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/09/2005, Rio, p. 21
Secretário diz que baixo salário não justifica corrupção
O juiz da Auditoria Militar Marcius da Costa Ferreira decretou a prisão preventiva dos 15 PMs que aparecem recebendo propina de traficantes da Favela da Coréia, em Senador Camará, em filmagens feitas na região há seis meses. As imagens foram divulgadas na edição de ontem do ¿Extra¿. Os outros dois policiais que ainda estavam soltos foram localizados ontem. Todos responderão por corrupção ativa ou concussão e podem pegar até oito anos de reclusão.
Marcelo Itagiba: ¿Ninguém foi enganado¿
Os policiais foram transferidos ontem mesmo para o Batalhão Prisional da corporação, em Benfica. São onze policiais do Grupamento Especial Tático-Móvel (Getam), sendo um oficial, e quatro do 14º BPM (Bangu). Eles vão aguardar o julgamento presos e poderão passar pelo Conselho de Disciplina da Corporação, que poderá determinar a expulsão de todos.
O secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, criticou ontem o fato de policiais se corromperem em função dos baixos salários que recebem:
¿ Ninguém foi enganado quando fez concurso. Quando entraram para a Corporação receberam um edital especificando os valores de seus vencimentos. Isso não é justificativa. Estamos com isto (as prisões) virando mais uma página de corrupção e desvio de conduta dentro da nossa PM.
A promotora Isabella Pena Lucas, da 1ª Promotoria de Justiça da Auditoria Militar, comentou a prisão dos policiais:
¿ Eles se vêem envolvidos em atos que denigrem a imagem da instituição.