Título: CANDIDATO FORAGIDO NA DISPUTA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 18/09/2005, O País, p. 12

SÃO PAULO. Ele não tem a ver com o mensalão, nunca guardou dólares na cueca nem fez saques nas contas de Marcos Valério, mas é alvo de um mandado de prisão. Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, candidato independente à presidência do PT, é acusado de facilitar a fuga dos assassinos de José Alberto dos Santos, numa invasão de sem-teto, em 2002, e está foragido da Justiça.

No PT, ninguém sabe de seu paradeiro.

¿ Não sei nem se ele está no Brasil ¿ afirma Francisco Campos, coordenador do PED e secretário de mobilização do PT.

Para o partido, Gegê é inocente. No debate entre os candidatos promovido sexta-feira pela Rádio CBN, dois de seus adversários manifestaram apoio a Gegê.

¿ O companheiro Gegê é vítima de perseguição. O presidente deveria pôr o ministro da Justiça para resolver essa situação ¿ disse Markus Sokol, da corrente O Trabalho.

Raul Pont, da Democracia Socialista, também manifestou apoio. Irmão do cantor Chico César, Gegê é coordenador da Central de Movimentos Populares e da Coordenação dos Movimentos Sociais.

O titular do 17º DP, Calixto Calil Filho, diz que Gegê foi intimado a depor e não teria ido à delegacia. Mas integrantes do comitê em defesa de Gegê dizem ter um documento comprovando que o petista foi ao 17º DP e depôs para o delegado Calixto num inquérito já arquivado.