Título: `Todos querem mudanças¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 18/09/2005, O País, p. 12

Candidato do Campo Majoritário, o secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, defende a investigação de todos os acusados, mas ressalva que José Dirceu não pode ser condenado por um erro.

A presença de José Dirceu, José Genoino e outros integrantes da antiga direção na sua chapa pode atrapalhar a campanha?

RICARDO BERZOINI: Eles assumiram o compromisso de que até que seja explicitado todo o processo e se concluam as apurações não irão compor a direção do partido. Esse compromisso para mim é mais do que suficiente.

Dirceu continua exercendo grande influência no partido. A presença dele na chapa não incomoda?

BERZOINI: Não podemos fazer cassações políticas dentro do PT, estabelecer que determinadas pessoas, pelo senso comum da opinião pública, sejam julgadas antes que o processo seja concluído. José Dirceu contribuiu para a formação do partido desde sua fundação. Isso não exclui a investigação e responsabilização dele por erros cometidos. Mas não podemos, por causa desses erros, condenar toda uma história política. Não haverá nem uma influência negativa dele sobre o partido nem qualquer tipo de submissão da nova direção.

O senhor teme que a eleição de um candidato radical possa prejudicar o governo Lula?

BERZOINI: Minha candidatura representa mudança, ao contrário do que dizem os adversários. Não há uma contraposição entre continuísmo e mudanças. Todos querem fazer mudanças.