Título: SITE PERMITE PREVER TEMPESTADES COM ATÉ DUAS HORAS DE ANTECEDÊNCIA
Autor: Tulio Brandao
Fonte: O Globo, 18/09/2005, Rio, p. 22

Tecnologia que possibilita monitoramento de curto prazo é inédita no país

Os grandes temporais, conhecidos por pegarem cidades de surpresa, agora podem ser antecipados. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do governo federal, anunciou a criação de uma ferramenta que faz previsões com até duas horas de antecedência para a ocorrência de fortes chuvas. O programa, chamado de Fortracc (Previsão a Curto Prazo e Evolução dos Sistemas Convectivos), combina dados de satélite com informações de uma rede de monitoramento de descargas elétricas, que torna mais preciso o instrumento. A tecnologia existente no país até agora não possibilitava previsões de curto prazo.

O novo instrumento de previsão tem alcance nacional, mas será especialmente útil no Rio, estado conhecido pela alta incidência de tempestades.

¿ Os aplicativos já existentes, como a rede de descargas elétricas, permitem um monitoramento de tempestades. A diferença é que o Fortracc é capaz de fornecer previsões concretas com antecedência de duas horas. Essa era uma grande lacuna da meteorologia: os modelos conseguiam prever se iria chover amanhã mas não daqui a três horas ¿ explica o pesquisador Luiz Augusto Machado, responsável pelo desenvolvimento do Fortracc.

O Fortracc foi implantado em 2004 apenas com informações de satélite, mas agora incorporou os dados da rede de monitoramento de descargas elétricas, gerado pelas empresas de energia elétrica. As novas informações permitiram maior precisão na identificação das tempestades: tornou-se possível identificar fenômenos meteorológicos com uma resolução de dez quilômetros quadrados. A previsão é atualizada a cada meia hora, intervalo em que é gerada uma nova imagem de satélite.

¿ Com o satélite, detectamos a tempestade e a acompanhamos no espaço e no tempo, observando sua tendência. A rede de monitoramento de descargas elétricas fornece a posição e o movimento dos raios. O próximo passo será a inclusão das informações de radares meteorológicos ¿ diz Machado.

As informações estão disponíveis no site http://moara.cptec.inpe.br.