Título: DENÚNCIAS DE FRAUDE E BRIGAS EM TODO O PAÍS
Autor: Flávio Freire, Ricardo Galhardo e Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 19/09/2005, O País, p. 3

Incidentes podem comprometer eleição do PT. Candidatos de oposição recolhem indícios para formalizar queixa

SÃO PAULO. Denúncias de fraude, abuso do poder econômico, brigas e agressões marcaram as eleições internas do PT. As chapas que disputam o comando do partido registraram casos de confusão e irregularidades em todo o país e os incidentes podem comprometer a lisura da eleição, realizadas no momento em que o PT tenta renascer, após os escândalos de corrupção.

¿ Vamos fazer um rebu com isso. A eleição era uma grande oportunidade dessa gente rever os métodos de avaliação. Eu esperava que a crise pelo menos fizesse cair a ficha dessa gente. Ainda são apenas indícios, mas são muito graves ¿ disse o advogado Plínio de Arruda Sampaio, candidato independente apoiado pela corrente Ação Popular Socialista.

Ele passou por alguns locais de votação em São Paulo e coletou indícios de irregularidades que serão encaminhados ao diretório nacional do PT.

Joaquim Soriano, secretário de formação política do PT e líder da Democracia Socialista, que apóia a candidatura de Raul Pont, concordou que as irregularidades podem comprometer o processo:

¿ Isso vai atrapalhar muito o processo todo.

O presidente do PT, Tarso Genro, que votou em Porto Alegre e permaneceu na capital gaúcha, disse que as eleições transcorreram normalmente em todo o país, sem a ocorrência de incidentes mais graves. Segundo Tarso, que só vai para São Paulo hoje, a direção nacional foi apenas comunicada de algumas impugnações relacionadas com transporte de eleitores e falta de nomes em listas.

¿ Foram pouquíssimas impugnações, que provavelmente não vão interferir no resultado ¿ disse.

As irregularidades mais comuns foram o transporte de filiados, o que é proibido pelo estatuto do PT, e o pagamento de anuidades em atraso em troca de votos. As regras dizem que filiados inadimplentes não podem votar.

O candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, que votou em São Paulo, afirmou que seria importante concluir logo a eleição:

¿ O ideal para o PT seria definir agora essa eleição para assim jogarmos todas as energias no processo de organização partidária e de enfrentamento da crise. Mas se houver segundo turno vamos enfrentar o debate com tranqüilidade.

Ex-vereadora é agredida ao filmar

Em São Paulo, um grupo de militantes foi parar na delegacia depois de agredir e tentar roubar a câmera da ex-vereadora Tita Dias, que filmava irregularidades em um dos locais de votação em Pirituba.

Tita foi expulsa a tapas por quatro integrantes do grupo ligado a Jilmar Tatto, ex-secretário na gestão Marta Suplicy, que apóia o candidato Valter Pomar, da Articulação de Esquerda.

Ela filmava uma fila de 40 pessoas que se preparavam para embarcar em vans supostamente bancadas por Tatto. Segundo relatos, as pessoas saíam das vans e recebiam recibos de pagamento junto com santinhos de Tatto (candidato a presidente do diretório estadual de São Paulo) e Pomar.

A Polícia Militar foi chamada e todos foram parar no 74º Distrito Policial, onde foi registrada a ocorrência.

Na bolsa de uma cabo eleitoral de Tatto foram encontrados 20 recibos carimbados e assinados, mas em branco, o que levanta suspeita de emissão de recibos sem que o pagamento tivesse sido efetuado.

Filiada ao Campo Majoritário, a deputada estadual Ana do Carmo não poupou esforços para que militantes votassem nas eleições do PT. Além de colocar uma van à disposição dos eleitores, para que pudessem votar no diretório municipal do partido em São Bernardo do Campo, ela admitiu ter pago a regularização cadastral de 48 militantes, a R$5 cada um.

Perguntada se o transporte e o pagamento do débito eram práticas comuns entre os dirigentes do partido, a deputada foi enfática:

¿ Temos que acabar com essa falsa moralidade. Por que a esquerda também não assume que está trazendo eleitores? A verdade é que eles não têm quem os traga ¿ disse ela, enquanto dava assistência a militantes na porta do diretório.

Um diálogo gravado pelo secretário municipal de Juventude do PT de São Paulo, Eduardo Valdoski, com Uilian Lima de Oliveira, integrante da Chapa ¿Fortalecendo o Partido na Capela¿, apoiador da candidatura de Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, mostra a emissão de recibos não pagos:

¿ Por que estão dando o recibo sem as pessoas pagarem?¿ perguntou Valdoski

¿ Para poder votar direito, isso significa que a pessoa está apta para votar aqui, que o nome dela está naquela lista¿ respondeu Oliveira.

¿Mas o recibo é de pagamento! ¿ questionou Valdoski.

¿ Tudo bem, mas a gente transformou em outra coisa, para a pessoa poder votar aqui, Eduardinho¿ explicou Oliveira.

No diretório zonal do Butantã, João Barbosa, integrante da chapa ligada ao deputado José Mentor, integrante do Campo Majoritário que sacou R$100 mil na conta de Marcos Valério, tentou pagar as anuidades de dez filiados, mas foi impedido. Houve uma pequena confusão.

Também existem suspeitas de irregularidades em Pernambuco, Amapá, Rio de Janeiro, Rondônia, Bahia e Tocantins.

Caso as fraudes sejam comprovadas, as urnas poderão ser impugnadas. Os casos ainda não haviam chegado ao diretório nacional do PT.

¿ Os recursos passam primeiro pelos diretórios estaduais. Falei pessoalmente com os presidentes estaduais. Os problemas que detectamos até agora nem de longe vão atrapalhar ou atingir a lisura do nosso processo de eleição ¿ disse o coordenador do Processo de Eleição Direta, Francisco Campos.

Valter Pomar tentou minimizar as irregularidades.

¿ Esse tipo de coisa acontece em qualquer eleição. É uma repetição do que aconteceu no PED de 2001. Pelos relatos que recebi até agora, este ano as ocorrências são muito menores do que em 2001¿ disse Pomar.(Ricardo Galhardo, Soraya Aggege e Flávio Freire)