Título: CONFUSÃO MARCA ELEIÇÕES EM RECIFE
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 19/09/2005, O País, p. 4

Em Pernambuco, nomes de petistas aptos a votar somem de listagens

RECIFE. As eleições do PT na capital pernambucana foram marcadas pela desorganização: as listagens enviadas à cidade pela executiva nacional não conferiam com o número e os nomes dos votantes. Até mesmo políticos ilustres do partido no estado não figuravam na relação encaminhada pela cúpula do PT. Foi o caso de deputado federal Maurício Rands, que teve de votar em separado, porque seu nome não aparecia na relação de pessoas aptas a votarem.

A mesma coisa aconteceu com quatro deputados estaduais e até mesmo com o vereador Dílson Peixoto, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Recife, um dos favoritos na disputa pela presidência do diretório estadual do PT e integrante da facção Articulação Unidade na Luta, tendência majoritária no PT pernambucano. Ao chegar na Escola Municipal Maurício de Nassau, na zona norte de Recife, Dílson descobriu que não poderia voltar nele mesmo. O impasse foi resolvido com uma votação à parte.

¿ Não sei o que está havendo. Todos os militantes com direito a voto tiveram seus nomes incluídos na listagem. Houve alguma lambança em São Paulo, pois faltou esse povo todo ¿ reclamava o ex-líder do PT na Câmara Fernando Ferro. Ele é pai de três petistas com direito a voto cujos nomes também sumiram da listagem.

Segundo o presidente municipal do PT, Oscar Barreto, a relação enviada a São Paulo tinha 8.440 nomes, dos quais só 7.955 retornaram.

¿ Só na seção em que voto, na 5ª zona, faltaram dez nomes do nosso grupo ¿ reclamava o militante Gilson Guimarães, da ala Luta de Massas, presente ontem à sede do diretório municipal do PT.

¿ Houve mais problema. Muitos eleitores tiveram seus nomes enviados para outras seções, e quando chegavam na urna descobriam que tinham que ir a outro lugar. Foi uma confusão grande ¿ disse Oscar, que no final da tarde de ontem começou a ser pressionado para pedir ao diretório nacional do PT a anulação das eleições em Recife.

Houve duas reuniões sobre o assunto na sede do diretório municipal, mas a tendência era fazer a apuração dos votos, inclusive daqueles em separado, e pedir depois orientação à executiva nacional do partido.

Em Pernambuco, 161 dos 184 municípios tiveram votação e 34.642 pessoas estavam aptas a votar. Segundo Fernando Ferro houve problemas também no interior. Em Exu, a eleição aconteceu no sábado e não no domingo, denunciou Ferro. O diretório estadual informou que ainda não havia recebido reclamação oficial das eleições no interior do estado.