Título: Tarso: CPIs são covardes e não investigam
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 19/09/2005, O País, p. 8

Para ele, existe uma campanha para acabar com o PT: `Nunca o partido foi tão atacado, tão vilipendiado¿

PORTO ALEGRE. Depois de denunciar que o PT está sendo vítima de uma tentativa de liquidação mas que, apesar disso, sairia fortalecido depois das eleições de ontem, o presidente nacional do partido, Tarso Genro, criticou duramente as CPIs em andamento no Congresso. Segundo ele, elas estão tendo uma atitude de covardia diante dos fatos que deveriam investigar e não investigam, tornando-se um palco de exibicionismos e um instrumento democrático que está sendo desvirtuado.

¿ É lamentável que esse instrumento democrático esteja sendo pervertido dessa maneira, sem nenhuma objetividade, sem nenhuma preocupação com a busca da verdade, e com covardia perante fatos que eles teriam que investigar e não investigam. Quando deveriam verificar desde quando o dinheiro era distribuído para campanhas eleitorais, para quem era distribuído, por que motivos.

Tarso: CPIs só buscam reeleição de mandatos

Para Tarso, a maioria das sessões das CPIs perdeu o foco e busca apenas a reeleição de mandatos e, com ataques indiscriminados ao PT. Ele lamentou ainda que as CPIs não estejam interessadas em investigar as conexões com o sistema financeiro.

Segundo o presidente do PT, na hora em que deveriam ir mais fundo nas investigações, as comissões decidiram ¿horizontalizá-las¿. A eleição no PT, afirmou, deveria servir como um apelo para que as CPIs retomem o foco e investiguem em profundidade.

¿ Que digam de onde que vem o dinheiro, de que estatais, desde quando, desde quando existe corrupção nos Correios, desde quando esse dinheiro vai para fora e desde quando ele vem ¿ declarou ele. ¿ É preciso verificar as lavagens de dinheiro que vêm desde o início da era Collor, quem são os responsáveis, como é que se dava esse financiamento. É isso que as CPIs têm que fazer.

Tarso disse que as comissões de inquérito são instrumentos de ataque ao governo Lula e de ataque ao PT, tentando destruí-lo. No entanto, afirmou, isso não acontecerá. O presidente do partido disse que estão enganados aqueles que pensam que ¿o PT está desmaiado, que sua base está decepcionada, que o PT está desistindo de sua trajetória¿.

¿ Ao contrário, nossa base está provocada, incomodada, vigilante e, é claro, também abalada politicamente diante desse processo. Jamais na história da República um partido foi tão atacado, vilipendiado como o PT.

O presidente do partido diz que existe uma campanha que visa a acabar com o o PT. Ele citou como exemplo de tal campanha a frase do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) (¿Ficaremos livres desta raça pelos próximos 20 anos¿) e afirmou que houve compra de votos para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso.

¿ Esse foi o escândalo mais radical que esta República teve até hoje, em que se compraram votos para reeleger um presidente.