Título: DIRCEU: `NÃO FUJO DAS RESPONSABILIDADES¿
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 19/09/2005, O País, p. 8

Ex-ministro diz que vai provar sua inocência e critica dirigentes e líderes petistas

SÃO PAULO.Ao votar na eleição do PT ontem, no diretório da Vila Mariana, na capital paulista, o ex-ministro José Dirceu admitiu ter responsabilidade política pela crise do partido que presidiu por oito anos, mas reafirmou não ter participado do esquema montado pelo ex-tesoureiro Delúbio Soares. Ele disse que vai provar sua inocência porque, diferentemente de outros petistas, não foge de suas responsabilidades:

¿ Ao contrário de muitos da executiva, de muitos da direção nacional e de alguns líderes do PT, eu não fujo das minhas responsabilidades, porque isso não é da minha personalidade.

Na avaliação de Dirceu o partido passará por uma renovação, com um espectro político diferente da hegemonia articulada por ele nos últimos dez anos. Ameaçado de ter o mandato de deputado cassado, ele disse que todos os que erraram, inclusive ele, estão pagando por seus erros, mas frisou que não estava mais na direção do PT quando ocorreu o esquema de caixa dois. E afirmou que não depende de cargos para fazer política.

¿ O partido fará as mudanças que precisam ser feitas. E nós, que cometemos erros políticos ou outros tipos de erros, estamos respondendo por isso. E como diz o presidente Lula, a verdade vai aparecer. Cada um tem que se defender. Eu vou me defender. Eu sou inocente.

Para o ex-ministro, Ricardo Berzoini, candidato do Campo Majoritário à presidência do PT, não representa o continuísmo:

¿ As forças políticas dentro do PT vão se recompor depois desta eleição. Não haverá o mesmo espectro que existia no PT antes, nem no Campo Majoritário, nem nas alas que se auto-intitulam de esquerda, porque todo mundo é de esquerda no PT. Não acredito que mude a posição do PT em seu apoio ao governo Lula.

Mas fez um desabafo sobre as acusações de ter atuado como um rolo compressor no PT:

¿ Ao contrário do que muitos dizem, enquanto eu fui presidente do PT e constitui uma maioria, o PT se democratizou. O ex-ministro afirmou que apesar de toda a crise, não se sente traído nem está desiludido:

¿ Quando comecei a militar no PT, muita gente não me queria. É natural que nesse momento muitos me julguem dentro do PT, mas eu tenho apoios.