Título: SEVERINO JÁ PREPARA SEU DISCURSO DE DESPEDIDA
Autor: Luiza Damé e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 19/09/2005, O País, p. 9

Presidente da Câmara passou domingo costurando uma saída honrosa com membro da Mesa Diretora e aliados

BRASÍLIA. Decidido a anunciar sua renúncia à presidência da Câmara e ao mandato na próxima quarta-feira, o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) passou o domingo costurando com seus aliados uma saída honrosa. Com alguns membros da Mesa e em consultas por telefone, acertou que o pedido de processo não será enviado ao Conselho de Ética antes da quarta. Segundo o quarto-secretário João Caldas (PL-AL), a Mesa dará respaldo institucional para uma saída menos traumática.

Severino não abre mão de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje, para acertar o discurso e a permanência de aliados no governo. Já decidido, ofereceu uma feijoada ontem a aliados da Câmara. Discutiu com eles o tom do discurso de despedida. Vai dizer que nunca pensou em renúncia, mas não teve saída porque foi vítima de uma armação para desviar o foco do valerioduto. E, para não perder os direitos políticos e resolver a crise política da Casa, sai para voltar no ano que vem, depois de disputar novo mandato.

¿ Vamos dar toda a segurança moral e institucional à decisão do presidente Severino, que é unilateral. Nesta segunda-feira ele se encontra com Lula e na quarta faz um discurso no plenário anunciando a decisão ¿ disse João Caldas.

No discurso de despedida, ele vai centrar fogo na versão de que o dinheiro do empresário Sebastião Buani foi mesmo um empréstimo ao filho falecido Severino Cavalcanti Júnior, e que tudo faz parte de uma cortina de fumaça para justificar o não aparecimento da origem do dinheiro do valerioduto.

No meio da noite, o líder do PP, José Janene (PP-PR) chegou à residência oficial. Segundo alguns presentes, ele é contrário à renúncia e voltou a confundir a cabeça de Severino, mas a maioria acha difícil um recuo.

¿ Ele não renuncia em hipótese alguma ¿ disse Janene, sem dar maiores explicações.