Título: PARA ALCKMIN, PAÍS VIVE A ERA DO `CUSTO PT¿
Autor: Sueli Cotta
Fonte: O Globo, 19/09/2005, O País, p. 9

Convenção tucana em Minas é palco de farpas sobre a crise

BELO HORIZONTE. A convenção do PSDB de Minas Gerais serviu de palco para críticas ao PT, com direito a discursos inflamados e à presença de um convidado paulista, o governador Geraldo Alckmin. O PT, segundo Alckmin, não sabe governar e para chegar à Presidência da República é preciso ter condições para governar o país.

¿ Ficou claro que é preciso ter partidos em condições de governar. Estamos vivendo o custo PT, com inflação alta, com a crise política. E esta crise política acontece porque o PT não sabe governar ¿ alfinetou Alckmin.

Aécio: PT vive um momento difícil, com divisões

O governador Aécio Neves fez um discurso voltado para as eleições do ano que vem. Ele disse que é político com orgulho e que chegou a hora e a vez do PSDB. Despediu-se dos tucanos que participavam da convenção com um ¿até a vitória da ética, até a vitória do PSDB¿. Um pouco antes, em conversa com a imprensa, disse que o PT e o PSDB vivem momentos diferentes. O PSDB, disse, apresenta unidade, enquanto o PT vive um momento complicado.

¿ O PSDB faz uma festa de fortalecimento de suas teses, num clima de absoluta unidade. O PT vive um momento difícil, com divisões internas claras, mas desejo que encontre seu caminho para a reconstrução. Este é o termo que está sendo utilizado pelos próprios membros desse partido.

Pouco antes dos discursos, Alckmin e Aécio comentaram rapidamente a situação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), que vem tentando um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Geraldo Alckmin, este é um assunto dos presidentes, que só não pode passar desta semana.

Na convenção do PSDB mineiro, o deputado federal Nárcio Rodrigues foi reconduzido à direção do partido no estado.