Título: VAZAMENTO DE PROPOSTA CAUSA CONSTRANGIMENTO
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 19/09/2005, Economia, p. 15

BRASÍLIA. O vazamento da proposta do Ministério da Fazenda a empresários brasileiros causou constrangimento ao governo. O documento era sigiloso e, junto com simulações encaminhadas por outros ministérios, passava por discussão interna. A avaliação é de que houve uma trapalhada geral na condução de um tema complexo e o caso está sendo investigado.

¿ Certamente, o vazamento foi para minar a proposta da Fazenda ¿ acredita Marcos Jank, do Icone.

¿ Não é aconselhável tornar públicos números e concessões, se o outro lado ainda não revelou o que vai dar em troca ¿ reforça José Augusto de Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Das negociações da OMC depende o futuro dos acordos em bloco, como o desfecho das conversas entre a União Européia e o Mercosul e a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Os temas da Rodada de Doha são delicados e vão além das negociações agrícolas e de bens industriais. Estão em jogo áreas como propriedade intelectual, serviços, investimentos e compras governamentais, consideradas estratégicas pelo o governo brasileiro.

¿ O importante é que o país tenha sabedoria na hora de negociar e não entregue nada de graça ¿ diz o presidente da CNI, Armando Monteiro.

Na área de bens industriais estão em discussão, além da proposta do Ministério da Fazenda, uma outra chamada ¿fórmula Paquistão¿, que trata do estabelecimento de bandas máximas e mínimas para a redução das tarifas. E há ainda outra proposta, elaborada no âmbito do G-20, que talvez seja a mais indicada na visão do Ministério do Desenvolvimento e prevê uma queda na média das alíquotas, sendo permitidas tarifas maiores aos países em desenvolvimento. (Eliane Oliveira)