Título: VATICANO CONTA COMO FOI MORTE DE JOÃO PAULO II
Autor:
Fonte: O Globo, 19/09/2005, O Mundo, p. 20

CIDADE DO VATICANO. O Vaticano divulgou ontem um documento de mais de 200 páginas descrevendo os últimos dias de vida do Papa João Paulo II. Esta é a primeira vez que se publica um material tão detalhado dos bastidores da morte de um papa. A publicação é uma espécie de crônica de seus dois últimos meses de vida, incluindo suas últimas palavras compreensíveis, que teriam sido: ¿Deixe-me ir para a casa do Pai¿, sussurradas em polonês seis horas antes de morrer na noite do dia 2 de abril.

Em 1978, diversas versões contraditórias

No passado houve muito mistério em torno da morte de alguns pontífices. Em 1978, especulou-se sobre a morte do Papa João Paulo I, que morreu de repente em sua cama após 33 dias no posto. A informação dada pelo Vaticano na época foi a mais contraditória possível, com diferentes versões sobre quem achou o corpo.

O volume divulgado ontem deve ser impresso como suplemento do ¿Acta Apostolicae Sedis¿, espécie de gazeta do Vaticano. Alguns extratos já foram publicados ontem na ¿Avvenire¿, uma publicação da Igreja Católica italiana. Os relatos começam do dia 31 de janeiro, quando as audiências do Papa foram suspensas.