Título: ESQUERDA QUER COMISSÃO DE ÉTICA SOFRE FRAUDES
Autor: Soraya Aggege, Adauri Antunes, Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 20/09/2005, O País, p. 5

Chapas de oposição vão apresentar recursos em bloco contra irregularidades ao diretório nacional

SÃO PAULO, CAMPO GRANDE e CURITIBA. Além da impugnação das urnas em que houve irregularidades como transporte de filiados e pagamento por terceiros de anuidades em atraso, a esquerda petista vai pedir a abertura de Comissão de Ética para os responsáveis pelas fraudes.

¿ Isso é importante não só por causa deste Processo de Eleições Diretas, mas também do ponto de vista da democracia interna, para acabar com essas práticas dentro do PT¿ disse Joaquim Soriano, secretário de formação política, integrante da executiva do partido e um dos líderes da Democracia Socialista, que apóia a candidatura de Raul Pont.

Ontem o diretório nacional do PT não tinha um balanço das irregularidades. O mais provável é que isso aconteça somente na semana que vem, depois que os recursos forem julgados pelos diretórios estaduais.

Em vários estados as correntes de esquerda estão se articulando para protocolarem os recursos em bloco.

¿ Queremos transformar isso num movimento político ¿ disse Eduardo Valdoski, do grupo que apóia Plínio de Arruda Sampaio.

Os casos mais explícitos aconteceram em São Paulo.

¿ Teve uma senhora que chegou na mesa com um recibo de R$10 (referente a duas anuidades em atraso) perguntando se era ali que ela receberia o dinheiro ¿ disse Soriano.

Mas as irregularidades aconteceram em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, o PED foi cercado de denúncias de uso da máquina do governo do Estado e de compra de votos. A denúncia de uso da máquina e coação foi feita pelo candidato do Campo Majoritário, Saulo Monteiro, segundo mais votado, com 4.106 votos. O candidato apoiado pelo governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, Mariano Cabreira, obteve 5.463 votos. Ele também é do Campo Majoritário.

O presidente do PT, Tarso Genro, se irritou com as perguntas sobre fraudes, e disse que as irregularidades são poucas dentro do grande universo de eleitores.

O transporte de eleitores também foi constatado por militantes do partido em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina. Para o deputado federal Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha, o Campo Majoritário abusou do poder econômico na eleição.

(*) Especial para o Globo