Título: DELCÍDIO, A `ESFINGE¿, NEGOCIA COM TUCANOS
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 20/09/2005, O País, p. 8

Presidente da CPI dos Correios deve deixar o PT

BRASÍLIA. Enquanto briga para garantir o controle do PT em Mato Grosso do Sul, o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral, já negocia com os tucanos a possibilidade de trocar de partido para garantir sua candidatura ao governo do estado. Na sexta-feira, Delcídio conversou com o prefeito de São Paulo, José Serra, que estava em Palmas (TO), duas vezes por telefone. Os dois combinaram de voltar a se falar esta semana.

Tumultuado, com denúncias de uso da máquina, o processo eleitoral petista em Mato Grosso do Sul só ajudou a fortalecer as conversas entre Delcídio e os tucanos. A disputa de domingo acabou numa delegacia policial de Campo Grande com o candidato a presidente do partido no estado, Saulo Monteiro, da chapa do senador, apresentando queixa contra Mariano Cabreira, afilhado do governador Zeca do PT, por emitir recibos a filiados que não estavam com as suas contas em dia para que eles pudessem votar.

Segundo os aliados de Delcídio, o secretário financeiro do PT de Campo Grande, Rômulo da Luz, estava num hotel no sábado entregando os recibos. Saulo teve 32% dos votos e Cabreira, 41%. Os dois vão para o segundo turno, que será realizado no dia 9 de outubro. Mas a decisão do senador sobre seu destino partidário terá de ser tomada antes.

¿ Estou igual a jacaré no Pantanal. Nem o olho mexe. Ninguém sabe o que estou pensando. É como uma esfinge: ¿decifra-me ou devoro-te¿ ¿ brinca Delcídio.