Título: JEFFERSON CONVIDA MAS GAROTINHO FICA NO PMDB
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 20/09/2005, O País, p. 9

`Estou sereno, pronto para ganhar a indicação¿, diz ex-governador, que recusou proposta do PTB

O ex-governador Anthony Garotinho está decidido a permanecer no PMDB para tentar ser o candidato do partido à Presidência da República. Embora o ex-deputado Roberto Jefferson tenha manifestado publicamente o interesse de levá-lo para o PTB, Garotinho deverá formalizar na terça-feira da próxima semana sua inscrição para a disputa que escolherá, em março, o nome do postulante do PMDB à sucessão do presidente Lula.

¿ Não tenho qualquer perspectiva de sair do PMDB. Vou disputar a indicação. Estou construindo a candidatura com tranqüilidade, maturidade, sabendo das resistências e dos apoios que tenho conquistado no partido. Não estou angustiado, estou sereno, pronto para ganhar a indicação ¿ confirmou Garotinho, ontem, no Rio, durante homenagem ao deputado Michel Temer (PMDB-SP).

Só PMDB dá condições de vitória, diz Garotinho

Com a inscrição, o ex-governador afasta de vez as especulações sobre a sua saída do partido. Mesmo sem a certeza de obter a legenda, ele se disse convencido de que só o PMDB dará suporte à pretensão de disputar a eleição presidencial com chances de vitória. Pelo menos dois outros nomes são cotados para disputar as prévias do PMDB: os governadores do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e do Paraná, Roberto Requião.

Dois fatores teriam reforçado a permanência de Garotinho. Um jantar oferecido pelo senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) ao ex-governador, no qual os senadores mostraram mais entusiasmo por sua candidatura, e a aprovação da prévia pela executiva nacional. Será no dia 5 de março, com as inscrições abertas aos candidatos até 15 de fevereiro.

Garotinho agradeceu o convite do PTB e disse que o partido de Jefferson é um aliado potencial para as eleições. Mas, antes de conversar sobre coligações, pretende esperar a prévia.

Ex-governador afirma que Alencar irá para o PMDB

O ex-governador do Rio disse que o vice-presidente da República, José Alencar, vai se filiar ao PMDB na próxima semana. Ele contou que esteve em Minas Gerais com a governadora fluminense, Rosinha Garotinho, para fazer o convite. Na ocasião, Alencar teria manifestado a vontade de retornar ao partido e, segundo Garotinho, disputar a eleição em Minas Gerais.

¿ Mas, se ele quiser sair candidato à Presidência da República, vamos disputar. Isso só honra nosso partido ¿ afirmou Garotinho.

Domingo, no ¿Canal livre¿, da TV Bandeirantes, o ex-deputado Roberto Jefferson comentou o convite do PTB ao ex-governador:

¿ Há interlocutores do PTB conversando com ele. Para nós é muito importante uma candidatura própria, consolida a imagem do partido nacionalmente. E ele, no PMDB, tem poucas chances de ganhar a convenção. O PMDB são dois passarinhos voando e o PTB é um passarinho na mão. Quando se tem um candidato que empolga, você costura alianças com mais facilidade, e ele já arranca com 18% nas pesquisas.